Otimize as vendas do seu negócio com o Whatsapp Business

Imagine que você deseja comprar uma roupa, mas está em dúvida de qual loja ir, uma delas tem whatsapp business e pode lhe dizer se tem o seu tamanho e a cor que deseja, a outra tem apenas telefone fixo, é uma grande loja de departamento na qual você não tem como ter acesso a alguém que lhe dissesse essas informações. Qual das lojas você preferiria ir?

Acreditamos que com certeza iria preferir ir à loja que lhe fornecesse mais informações para que ganhasse mais tempo e praticidade na sua compra.

O whatsapp business é uma das várias ferramentas que pode ser utilizada para que os consumidores sejam atraídos por essa praticidade e conforto de saber tudo e um pouco mais, de maneira rápida, sendo até mesmo um fator determinante de escolha entre a sua empresa e a concorrente.

Mas afinal, o que é o Whatsapp Business?

Whatsapp business é um aplicativo que facilita e otimiza a comunicação com os clientes em todos os canais. Com essa ferramenta sua equipe oferece a melhor experiência de atendimento para seus clientes. É um whatsapp feito para empresas de forma gratuita para Android e IOS que possibilita uma comunicação com clientes. Pelo WhatsApp Business é possível usar ferramentas que classificam, automatizam e respondem mensagens rapidamente.

Como baixar o WhatsApp Business?

O aplicativo pode ser baixado na Google Play Store e na App Store, basta pesquisar pelo nome. Vale ressaltar que no lugar do “W” é um “B” de Business sobre o balão do WhatsApp, para se diferenciar.

  1. Baixe o WhatsApp Business e abra o app,
  2. Toque em “Concordar e Continuar”,
  3. Permita que o aplicativo acesse contatos, fotos e arquivos,
  4. Insira e verifique seu número de telefone comercial.

Observação: Não se preocupe caso o número da sua empresa esteja sendo utilizado pelo Whatsapp pessoal, o próprio aplicativo automaticamente vai sugerir que faça a transferência do seu número para o WhatsApp Business. Aceite a sugestão e toque em “Continuar”. Insira o código que receber.

O aplicativo fica com o nome “WA Business” no seu celular.

Você pode ter tanto o WhatsApp Business como o WhatsApp Messenger em um só celular. Todavia só funciona se cada um dos apps tiverem números de telefones diferentes (ideal para quem usa dois chips ou mais). Vale ressaltar que o mesmo número de telefone não pode estar vinculado aos dois aplicativos ao mesmo tempo.

Conheça as 5 funções do WhatsApp Business:

  1. Crie seu perfil empresarial: Uma das primeiras coisas que o aplicativo vai te induzir a fazer é criar o seu perfil empresarial, nesse perfil você irá colocar informações como horários de atendimento (caso tenha), endereço físico marcado no mapa, breve descrição da sua empresa, site e e-mail.
  2. Mensagens respostas automáticas: Qual cliente não gosta de um tempo de resposta ágil? Nenhum, não é mesmo? Pensando nisso, o app traz essa funcionalidade de ter respostas automáticas em caso de ausência. A habilitação de respostas automáticas para dúvidas e reclamações está entre as principais novas funcionalidades do aplicativo– respostas rápidas para dúvidas frequentes.
  3. Catálogo de produtos: Um catálogo de produtos agiliza o atendimento e deixa mais clientes satisfeitos já que ele vem completo de informações para o cliente contendo foto, descrição, preço, link e código.
  4. Etiquetas no Whatsapp Business: Serve para organizar seus contatos por categorias e achar facilmente, por exemplo, com a etiqueta “pagamento pendente” fica mais fácil de você se comunicar sem esquecer de todos os contatos que estão com pendências. Toque em Configurações > Etiquetas para ver as etiquetas padrão do próprio aplicativo: novo cliente, novo pedido, pagamento pendente, pago e pedido finalizado. É possível criar etiquetas novas em (+), mas a cor é automática. Em cada conversa, abra o menu de três pontos e toque em “adicionar etiqueta à conversa”. Escolha qual tag deseja incluir ou crie uma nova nesta mesma tela. Troque sempre que for necessário. Por exemplo: de “pagamento pendente” para “pago”.
  5. Estatísticas de Mensagens: O app permite ter dados sobre as interações com os clientes, o que ajuda muito na hora de monitorar a efetividade de ações de marketing e relacionamento com o consumidor. As estatísticas do aplicativo mostram quantas mensagens foram recebidas e quantas foram enviadas, entregues e lidas, ajudando a avaliar o que está ou não funcionando na comunicação com o consumidor.

É notório que o aplicativo do whatsapp business está modificando a forma de comunicação entre empresa e cliente, aprimorando um canal que se tornou o queridinho das empresas através da oferta de uma plataforma que promete dar agilidade ao relacionamento com clientes – isso enquanto entrega métricas preciosas para qualquer estratégia de negócio.

  • Por Ana Belle Santos

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