VENDAS NA INTERNET: Como adaptar seu negócio para o mundo online!

A crise do coronavírus evidenciou ainda mais a importância de se inovar e manter uma comunicação assídua com os clientes, principalmente por causa do isolamento social, medida que visando conter a disseminação da doença, exige que todos fiquem em casa, ocasionando no fechamento de vários negócios.

Diante deste cenário, surge a necessidade das empresas se adaptarem para não perder os clientes, e mantê-los usufruindo dos seus produtos/serviços. Assim, a melhor maneira de fazer esta adaptação é migrando para o mundo online.

FICAR PERTO DOS CONSUMIDORES, MESMO ESTANDO LONGE

E para que essa adaptação seja mais assertiva, primeiramente é preciso haver uma comunicação mais efetiva com o público, as redes sociais são meios indispensáveis de contato que ganharam ainda mais força por conta da pandemia. Conforme mostra um estudo da Exame, nas primeiras semanas de quarentena o WhatsApp, Facebook e Instagram, cresceram cerca de 40% em seus consumos.

COMO SE ADAPTAR AO MUNDO VIRTUAL?

Para ingressar da maneira correta neste ambiente é preciso seguir alguns passos fundamentais para agir de maneira assertiva e ter um melhor desempenho nas vendas.

1º PASSO – ESTUDE O SEU MERCADO

É de fundamental importância saber como o mercado se comporta, quais são as tendências e como o público-alvo procura pelo produto/serviço que você vende. A partir do momento em que se conhece as peculiaridades do ambiente em que o produto será ofertado, facilita a flexibilização das estratégias de vendas para atrair potenciais clientes.

2º PASSO – ESTUDE TAMBÉM SEUS CONCORRENTES

Em paralelo, é necessário estudar também os concorrentes para ter ciência de como estes estão se comportando para alavancar as vendas, quais estratégias estão sendo utilizadas e como se comunicam com os clientes. Ao estudar os concorrentes é possível traçar estratégias de diferenciação para se destacar diante do mercado.

3º PASSO – ATRAIA SEUS CLIENTES

Na loja física, as vitrines exercem um papel importante para chamar a atenção dos clientes, mas no ambiente virtual também é necessário atraí-los, porém de uma outra forma. Nas plataformas digitais, o e-commerce serve como uma vitrine virtual, mas assim como no espaço físico, é necessário a elaboração de estratégias assertivas de marketing. Uma participação ativa nas redes sociais, um posicionamento assertivo nas ferramentas de busca e um bom marketing de conteúdo, esses serão aliados imprescindíveis para captar a atenção dos clientes e convencê-los de que o seu produto/serviço irá solucionar suas dores.

4º PASSO – ESCOLHA UMA PLATAFORMA ADEQUADA

A escolha da plataforma que será utilizada para ofertar o produto/serviço é um dos passos mais importantes, porque é por meio deste que será gerido boa parte do negócio, bem como suas operacionalidades. Dito isto, é de fundamental importância procurar um sistema que se adapte melhor à sua empresa e atenda às necessidades desta. Assim, é importante procurar um equilíbrio entre o custo de aquisição e a adequação da plataforma ao negócio em questão.

DICAS DE PLATAFORMAS:

Para auxiliar nessa escolha, trouxemos abaixo algumas dicas de plataformas que podem ser implementadas na sua empresa. Vale ressaltar que não há uma plataforma perfeita, mas sim, a que mais se adapta ao seu modelo de negócio.

  • Loja Integrada

 

 

A Loja Integrada é o sistema mais utilizado do Brasil, possuindo mais de 1 milhão de empresas cadastradas. A plataforma possui um layout simples e se mostra bem fácil de ser utilizada, além de possuir planos gradativos, muito indicado para as empresas que estão começando e precisam de uma plataforma de fácil manuseamento e com planos bem flexíveis. Paralelo a isto, o sistema também possui facilidades como uma ferramenta de marketing digital, o que é um forte aliado quando se está no mundo virtual.

 

  • Magento

 

Magento é uma plataforma muito popular de e-commerce, que é conhecida pela liberdade que os usuários têm de personalização e de deixá-la com “a cara do seu negócio”. A plataforma ainda possui integralização com redes sociais, métodos de pagamento, método de entrega e integração com ERP (sistema que permite a integração de vários setores da empresa em um único lugar).

 

  • Vtex

A Vtex é a maior plataforma de e-commerce da América Latina e que possui a característica de se atualizar constantemente, oferecendo sempre ao usuário a melhor experiência e com a mais recente tecnologia. Além disso, conta com um sistema SmartCheckout que permite ao usuário uma experiência rápida na compra, no qual não é preciso cadastrar o login e senha, sem abrir mão da segurança.

O sistema também se destaca por ser omnichannel, ou seja, está presente em diversos canais, como dispositivos móveis, redes sociais, web, totem, revendedores, televendas, venda assistida, entre outros, tudo isso com a mesma qualidade e efetividade.

  • Por Cristiano Suzarte

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