Tipos de estoque: saiba como gerenciar seu estoque de forma assertiva.

O estoque é o armazenamento dos produtos comercializados de uma empresa e, portanto, é um fator estratégico de suma importância no ambiente comercial. Sendo assim, é necessário conhecer os tipos de estoque e saber qual é o mais indicado para o segmento e porte da sua empresa. Por conta disso, nesse post iremos descrever alguns tipos de modelos de estoque e, assim, auxiliá-lo em uma melhor gestão de estoque.

 

Estoque de ciclo

Esse tipo de estoque é normalmente utilizado por empresas que trabalham com diversos tipos de produtos e/ou possuem uma intensa rotatividade de produtos. Por mais que a produção dos produtos não seja simultânea, a sua comercialização é feita ao mesmo tempo. Sendo assim, é necessário que seja feito o monitoramento constante dos produtos, além de determinar a quantidade mínima e máxima para cada um deles. 

 

Estoque de antecipação/sazonal

Empresas que possuem uma previsão de alta demanda, exigindo produção elevada e prontidão na entrega utilizam esse tipo de estoque. A sazonalidade é um fator determinante para que as empresas trabalhem com esse tipo de estoque. Empresas que vendem roupas, por exemplo, gerem o seu estoque de acordo com as estações do ano e, portanto, necessitam utilizar essa estratégia de antecipação.

 

Estoque de canal

O tempo que os produtos passam em trânsito também devem ser considerados na gestão de estoque. Por conta disso, o estoque de canal um tipo intermediário de estoque. Ou seja, quando o produto está entre o fabricante e o varejista ele também deve ser igualmente contabilizado em estoque. 

 

Estoque regulador

Esse tipo de estoque é conhecido como o estoque de segurança, por conta dele ser utilizado por minimizar as incertezas de demanda. O estoque regulador é o tipo de estoque mais utilizado pelas empresas de varejo, principalmente as do setor automobilístico e alimentício. Ele tem como função proteger as vendas em épocas desfavoráveis como a alta de preços ou greve dos fornecedores.

 

Dropshipping

Normalmente voltado para e-commerces, o dropshipping é tanto um tipo de estoque como também um modelo de varejo. Isso se dá pelo seu funcionamento que acontece da seguinte maneira: um consumidor faz a compra em uma loja virtual, esta encaminha o pedido para o fornecedor e esse, por sua vez, envia o produto em nome da loja na qual foi realizada a compra. 

 

Estoque consignado

É o tipo de estoque em que o fornecedor detém a prioridade sobre o produto, no entanto, quem é responsável pelo armazenamento do produto é realizado por terceiros como, por exemplo, distribuidores ou clientes.

 

Estoque inativo

Nele é armazenado todos os itens que estão obsoletos ou que não tiveram saída nos últimos períodos. Geralmente esse tipo de estocagem acontece em tempos de pós-venda conforme a sazonalidade do negócio.

Esses foram alguns tipos de estoque, no entanto, para um melhor entendimento há, no nosso site, o e-book sobre gestão de estoque. Nele é possível ter mais informações sobre tipos de estoque, como também informações sobre como realizar uma gestão dele, as suas vantagens e boas práticas de como fazer essa gestão.  

  • Por Thiago Brandão

O QUE ACHOU DO ARTIGO?

Deixe suas dúvidas nos comentários ou entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo! Você também pode agendar um diagnóstico gratuito clicando aqui ou entrando em contato através do telefone (71) 3273-8508.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresça seu Negócio com Nossos Materiais

Em um mundo cada vez mais digital e exponencial, estar conectado a todas as tendências de gestão é um imenso desafio. Mas, existem opções confiáveis e a Primus Consultoria é uma delas.
Deixe seu e-mail e esteja sempre atualizado.