SMO ( OTIMIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAS): ENTENDA MAIS

As constantes transformações tecnológicas que vivemos moldam cada vez mais a forma como nos comunicamos, tanto para fins pessoais quanto no âmbito profissional. Nunca na história foi tão fácil e barato para uma empresa atingir o público desejado e colher insumos para agregar valor aos seus serviços. A presença digital das marcas tem crescido e impactado o mercado cada vez mais, especialmente em um período sensível de isolamento social devido à pandemia. E é aí que entra o SMO.

Social Media Optimization (SMO) é uma metodologia que busca estratégias mais assertivas dentro do marketing digital, utilizando as redes sociais como peça-chave para fazer a marca crescer e se consolidar no mundo online. Essa prática tornou-se crucial para as empresas desenvolverem diferenciais competitivos frente às outras. Especialmente agora que seu uso tem se tornado cada vez mais comum. A necessidade de inovação se vê bastante presente.

 

Benefícios do SMO

A utilização das técnicas de SMO, aplicadas de maneira correta, pode trazer uma série de benefícios para a empresa, a um custo mínimo. Conheça algumas de suas vantagens:

  • A aplicação de técnicas de SMO melhorará seus resultados com SEO (Search Engine Optimization), isto é, sua plataforma será mais otimizada nos mecanismos de busca, gerando mais tráfego e autoridade para a marca;
  • O uso do SMO faz o público-alvo se interessar mais pelo conteúdo produzido. Dessa forma, o retorno sobre o investimento da empresa aumentará, reduzindo o custo destinado ao marketing, ainda que o alcance obtido não seja orgânico;
  • Haverá uma integração maior entre as plataformas de sua empresa, gerando leads mais qualificados e otimizando a gestão de suas páginas;
  • Aumento no engajamento da marca baseado na estratégia, cada vez mais comum, da humanização. Dessa forma, sua empresa se tornará mais próxima dos clientes, criando uma conexão pessoal e fazendo com que estes se tornem mais dispostos a consumir seus produtos e serviços, por conta da afinidade e da relação previamente estabelecidas.

 

Como aplicar na minha empresa?

Agora que você já entendeu o que é e para que serve o SMO, você deve dar um uso para esse conhecimento, colocando-o em prática dentro de seu negócio através dos seguintes pontos:

  • Descubra o melhor momento do dia para realizar uma postagem e qual a frequência ideal. Para isso, não existe fórmula mágica. Você precisará realizar uma série de testes para entender como seu público interage com a sua página e quais são os seus hábitos dentro da plataforma. Com as métricas disponibilizadas pela própria ferramenta, você conseguirá colher insumos para publicar seu conteúdo da maneira mais assertiva e eficaz possível.
  • Busque integrar seus canais de comunicação. Através de uma ferramenta como o Linktree no seu perfil do Instagram ou de um botão informando seu e-mail, você mostrará ao seu público que seu perfil é integrado entre várias plataformas e que há mais de uma maneira de te contatar.
  • Aposte no diferencial. Com um conteúdo embasado e de qualidade acima da média, que esteja alinhado com a proposta da página e com o perfil dos seguidores, você conseguirá explorá-lo de maneira muito mais eficaz e talvez até reutilizá-lo de forma inteligente e diversificada, uma vez que o resultado tende a ser positivo.
  • Esteja atento às tendências do momento para criar um conteúdo viral que as pessoas queiram compartilhar. Dessa forma, seu alcance e engajamento tenderão a crescer. É interessante também fazer o uso do chamado CTA, ou Call To Action, técnica que consiste em escrever um pequeno texto ao final da publicação estimulando uma ação por parte do seu público, como comentar o tipo de sorvete favorito, por exemplo.

Parta para a ação

A eficácia da técnica de SMO é estudada e comprovada pelos mais reconhecidos profissionais de marketing digital do planeta. É possível ver na prática, em qualquer página com bom engajamento, a aplicação de ideias como CTA, humanização e integração. Agora é a sua vez! Faça os testes no seu perfil e, a partir dos insumos colhidos, analise o que traz mais resultado e o que impacta mais nas métricas definidas. Aos poucos, você conseguirá adaptar essas dicas para a sua realidade e permitir que sua empresa ganhe escala e renome no mundo digital.

  • Por Tiago Almeida

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