CONHEÇA A IMPORTÂNCIA DA SEGMENTAÇÃO DE MERCADO PARA A SUA EMPRESA

Ao pensar em segmentar, vêm à nossa mente os atos de partir ou fragmentar, e é com essa linha de raciocínio que se dá início a uma Segmentação de Mercado.

O uso deste método tem como objetivo principal dividir o mercado e agrupar os indivíduos em grupos similares de interesses, gostos e expectativas, de acordo com suas necessidades, características, comportamentos e preferências, ou seja, os hábitos de consumo destes. Dessa forma, é possível identificar o público-alvo da empresa para potencializar as estratégias de comunicação e marketing, direcionando seus esforços de acordo com o interesse de seu público.

É importante que os esforços de marketing sejam direcionados para um público específico após a segmentação, para garantir que os recursos financeiros da empresa sejam investidos de forma assertiva. Atingindo, dessa forma, o público que se interessa em comprar os produtos da marca, gerando um crescimento sustentável para o negócio.

Ao estudar o mercado a fundo, é possível compreender o que os clientes buscam naquele presente momento, em determinado cenário. A partir dessa informação é possível desenvolver uma marca ou produto que irá suprir a necessidade de determinado perfil, antes mesmo que seus concorrentes tomem alguma inciativa a respeito dessa oportunidade, estabelecendo uma vantagem concorrencial.

Existem alguns tipos de segmentação e é necessário definir qual deles irá impactar no negócio da maneira mais assertiva. Para tanto, é necessário compreender o mercado de atuação e o público que o compõe. A pesquisa de mercado pode auxiliar na hora de segmentar o público, uma vez que se trata de uma ferramenta para coleta de dados a partir do ponto de vista das pessoas pesquisadas.

• A segmentação geográfica tem como função definir onde o público está localizado, no que concerne a país, bairro, cidade e estado;

• A segmentação demográfica objetiva definir as características do público, levantando fatores como idade, gênero, classe social, renda, grau de instrução, entre outros;

• A segmentação psicográfica divide o mercado com base no estilo de vida, personalidade e valores do público-alvo;

• A segmentação comportamental visa a estabelecer o comportamento do consumidor perante o produto,

Não é obrigatório utilizar todos os tipos de segmentação, mas é importante que seja feita com dados e informações assertivas, possibilitando uma ótima definição do público a ser atingido.

Vale ressaltar que é imprescindível repetir o processo mais de uma vez durante o ciclo de vida, para garantir assertividade nas escolhas e nos direcionamentos da organização. No estágio inicial do negócio, o perfil de cliente segmentado poderá ser incipiente, mas ficará mais apurado à medida que o mercado e empresa vão evoluindo.

Estes são os aspectos mais importantes a respeito da segmentação. Ela é fundamental para que qualquer tipo de negócio consiga se posicionar perante o mercado e atinja os objetivos esperados.

 

Por Rafaela Teixeira

 


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Comentários

  • Marcus Vínícius

    abril 10, 2018

    Li e gostei bastante do artigo, de sua objetividade e clareza.

    Em minha opinião, a escrita está para o cérebro assim como a ginástica está para o corpo. E, no mundo acadêmico bem como na comunicação e no “marketing” profissionais, a defesa de opiniões e teses por meio de artigos é uma verdadeira “musculação” para nossos cérebros.
    Continuem.

    Parabéns!

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