Empresas Scaleup: qual o seu diferencial?

 

Diante do cenário econômico de incertezas, das constantes mudanças impulsionadas pelos avanços tecnológicos, bem como dos novos estilos de vida adotados pela população, os empreendimentos que possuem um modelo de negócios inovador, criativo, que sobrevive e cresce no mercado atual de forma escalável são denominados Startups. Essas empresas conseguem atingir a bilhões de pessoas de forma rápida, proporcionando um aumento de sua receita com poucos investimentos, se comparado a uma empresa tradicional.

Quando as startups atingem um crescimento exponencial, por um longo período de tempo, com um perfil empreendedor de alto impacto e um modelo de negócio escalável, são consideradas scale-ups. Em um período relativamente curto, as scale ups ganham espaço no mercado, aumentam sua receita e a quantidade de colaboradores contratados.

 

 

Para uma empresa ser escalável ela precisa ser valiosa, ensinável e replicável – quando o processo pode ser reproduzido. Sua ampla escalabilidade justifica a geração de riqueza e/ou valor de mercado. Esses empreendimentos possuem um crescimento médio de no mínimo 20% ao ano, por 3 anos consecutivos.

As empresas scale ups geram mais novos empregos do que as empresas tradicionais (cerca de 45%), o que evidencia um forte impacto na economia. Há de se destacar que elas não são necessariamente empresas grandes ou novas. Boa parte das scale ups são de pequeno e médio porte, além de possuírem em torno de 10 anos de trajetória no mercado.

No Brasil, existem cerca de 35 mil scale ups, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o que representa menos de 1% de todas as organizações do país. Diversos são os setores que essas empresas de alto crescimento podem estar inseridas: varejo, indústria da construção, serviços administrativos, transporte, atacado, bens de consumo, serviços profissionais e técnicos, serviços de saúde, indústria digital, dentre outros. A seguir, constam três exemplos de empresas nacionais, bem consolidadas no mercado, que estão inseridas neste modelo de negócio:

 

A Solides é uma empresa especializada em mapeamento de perfis comportamentais com foco em processos de contratação, gestão e desenvolvimento de pessoas. Quando lançada no mercado, começou a captar clientes rapidamente, devido ao grau de inovação e qualidade do produto ofertado – a ferramenta de análise comportamental que permitia 97,9% de acuracidade. Seu portal de Recursos Humanos possui mais de 300 mil assinantes. Ao longo dos anos, a empresa se desenvolveu de forma exponencial e escalável, tendo um crescimento de 982% nos últimos 24 meses.

 

O ContaAzul é um sistema de gestão online, voltado às micro e pequenas empresas, com foco no controle financeiro, vendas, estoque e emissão de notas fiscais eletrônicas. Um grande diferencial do software é que ele permite, ao empresário, trabalhar conectado com o seu contador. A empresa tem uma taxa anual de crescimento de clientes de aproximadamente 142%, o que reforça o potencial de impacto do negócio quanto ao seu propósito: proporcionar às pequenas empresas que utilizam o software uma economia de 65% de tempo, se comparadas às que não usam.

 

A MaxMilhas, empresa nascida em Belo Horizonte, é uma plataforma online que promove a compra de passagens aéreas e venda de milhas. A empresa já gerou mais de 4 bilhões de milhas no país, proporcionando aos brasileiros a oportunidade de realizar suas viagens dos sonhos, sem precisar arcar com os altos custos das passagens de avião. O grande propósito do fundador do negócio, Max Oliveira, é poder impactar a vida das pessoas de forma significativa: “Hoje, todo mundo da MaxMilhas ganha 20 mil milhas para viajar nas férias. Tinha gente que nunca tinha viajado de avião, então a gente proporciona a elas a experiência que os nossos clientes também tem para que entendam o impacto daquilo que fazemos todos os dias.”

 

• Por Camila Montenegro


O QUE ACHOU DO ARTIGO?

Deixe suas dúvidas nos comentários ou entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo! Você também pode agendar um diagnóstico gratuito clicando aqui ou entrando em contato através do telefone (71) 3273-8508.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresça seu Negócio com Nossos Materiais

Em um mundo cada vez mais digital e exponencial, estar conectado a todas as tendências de gestão é um imenso desafio. Mas, existem opções confiáveis e a Primus Consultoria é uma delas.
Deixe seu e-mail e esteja sempre atualizado.