Como reter talentos da sua empresa?

Você sabe o que é reter talentos? A retenção de talentos é um conjunto de estratégias para motivar, engajar e manter os funcionários competentes dentro das empresas por um grande período de tempo. Em alguns cenários, principalmente o enfrentado atualmente, essas práticas são de extrema importância e acabam influenciando de maneira significativa os resultados finais das organizações.

Imagem 1

Fonte: https://www.cenariomt.com.br

 

Qual a importância de reter talentos na empresa?  

No mundo competitivo que vivemos, as empresas devem possuir uma forte presença no mercado para se destacar das demais. Por esse motivo, a retenção de talentos acaba se tornando um diferencial competitivo, já que engajar os funcionários e alinhar suas metas e objetivos traz melhores resultados para a organização.

 

Quais são os benefícios?   

Reter talentos traz inúmeros benefícios para a empresa, como por exemplo:

  • Ambiente harmonioso

O ambiente de trabalho da empresa se torna mais agradável e harmonioso com funcionários talentosos, pois estes são mais colaborativos e estão sempre dispostos a ajudar outras pessoas com suas demandas.

  • Comprometimento

O engajamento e a produtividade dos profissionais servem de inspiração para toda a equipe, que assim, consegue alcançar melhores resultados em um curto período de tempo.

  • Maior contenção para a empresa

A retenção de funcionários é vantajosa economicamente para qualquer empresa, pois os desligamentos e contratações em grandes números (turnover) acabam gerando gastos desnecessários.

  • Permanência do capital intelectual

Reter funcionários significa manter o capital intelectual da empresa, protegendo assim toda a expertise e afastando qualquer possibilidade de a concorrência ter o conhecimento desse profissional.

 

Como implementar?

Além dos incentivos e bons salários, existem outras estratégias que o setor de RH pode implementar nas empresas, objetivando a retenção de talentos, algumas delas são:

  • Elaborar um plano de carreira:

O plano de carreira é uma das estratégias mais assertivas quando falamos da retenção de talentos. Ele vai proporcionar o conhecimento da empresa e ajudar a definir os caminhos a serem traçados pelo profissional, através dos objetivos/metas, competências, sonhos e habilidades.

No momento que todas as informações forem coletadas, a organização consegue engajar, motivar e alinhar as expectativas do funcionário com as da empresa.

  • Focar no ambiente:

O ambiente de trabalho impacta de maneira significativa no rendimento e satisfação dos funcionários. Por esse motivo, o setor de RH deve promover um clima benéfico e positivo para toda a empresa, principalmente através da comunicação.

Outra forma de manter esse clima é suprindo algumas necessidades estruturais, como uma melhor divisão do espaço de trabalho ou adicionando uma área de lazer.

  • Desenvolver a cultura do Feedback:

O Feedback constante e justo proporciona crescimento, engajamento e desenvolvimento do profissional, por meio de críticas construtivas e enaltecendo os pontos positivos. Além disso, essa cultura adiciona uma melhor comunicação entre o gestor e sua equipe.

  • Aplicar uma pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima vai ajudar o setor de RH a compreender como seus funcionários se sentem em relação a todos os membros da equipe, identificando assim possíveis problemas de convivência ou conflitos.

O gestor, com todas as informações colhidas, precisa buscar estratégias de melhoria e enaltecer os pontos positivos da equipe. Fazendo isso, ele consegue melhorar o clima da empresa e aumentar o nível de satisfação dos funcionários concomitantemente.

 

Se você gostou do nosso conteúdo sobre como reter talentos da sua empresa, então vem conferir o nosso blog post de endomarketing remoto e como engajar seu time à distância.

  • Por Lara Gouvêa

O QUE ACHOU DO ARTIGO?

Deixe suas dúvidas nos comentários ou entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo! Você também pode agendar um diagnóstico gratuito clicando aqui ou entrando em contato através do telefone (71) 98218-2625.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresça seu Negócio com Nossos Materiais

Em um mundo cada vez mais digital e exponencial, estar conectado a todas as tendências de gestão é um imenso desafio. Mas, existem opções confiáveis e a Primus Consultoria é uma delas.
Deixe seu e-mail e esteja sempre atualizado.