Recrutamento e seleção: Os passos para garantir o futuro da sua empresa

Há mais de trinta anos Peter Drucker afirmava que o maior ativo de uma empresa não são os seus produtos ou serviços, nem a sua lucratividade, e sim, as pessoas. A área de Recursos Humanos é a grande responsável por atrair os melhores candidatos para ocuparem as vagas de emprego em uma empresa.

E por que se torna tão importante ter um processo de recrutamento e seleção assertivo?

Através de testes e entrevistas, o profissional de recrutamento e seleção (R&S) consegue avaliar competências técnicas, comportamentais, e até se há compatibilidade com a cultura organizacional dos seus futuros colaboradores.

Por isso, muitos critérios precisam ser levados em consideração durante um processo de recrutamento e seleção. O responsável por recrutar as pessoas ideais para a empresa precisa ter um alinhamento impecável com a cultura, além de possuir bastante competência técnica para realizar as atividades necessárias no processo de R&S: atrair, triar, selecionar e contratar. Além disso, o recrutador deve sempre estar atento a algumas questões importantes e intrínsecas ao processo, como: altos custos com turnover, desmotivação dos colaboradores, baixa produtividade. Quando o processo é realizado de forma eficiente pode garantir economia de tempo e dinheiro.

Entretanto como podemos realizar o R&S de forma que poupe tempo e esforços e aumente a produtividade da empresa?

 

   – Primeiro Passo (Definição de competências): é necessário definir todas as competências necessárias para o cargo ou função oferecida. A empresa precisa ter certeza de que aquele candidato estará apto a realizar todas as atividades e lidar com quaisquer circunstâncias que venham a ocorrer.

 

   – Segundo Passo (Como as pessoas saberão da oportunidade?): Depois de se certificar que todas as competências estão alinhadas, é necessário definir os meios de divulgação para alcançar os melhores candidatos de forma mais assertiva. Existem diversos canais gratuitos que, se escolhidos corretamente, podem trazer os profissionais mais qualificados para o cargo.

 

   – Terceiro Passo (Qual a vantagem de trabalhar na sua empresa?): Apresente a sua empresa na divulgação. Os candidatos precisam estar totalmente informados e alinhados com a missão, visão e, principalmente, os valores da sua empresa. A cultura da empresa é essencial para o aumento da produtividade.

 

   – Quarto Passo (Solicite Indicação!): Sempre valorize as indicações. Uma maneira muito eficiente de reduzir o tempo dos processos é sempre buscar recomendações de profissionais já existentes na sua empresa. A probabilidade dessa pessoa ser alinhada com as características necessárias aumenta de forma exponencial.

 

   – Quinto Passo (Definição de Etapas): Dinamize seu processo seletivo. Defina exatamente as etapas necessárias para facilitar o seu trabalho. Conhecimentos específicos e aspectos como liderança, comunicação, proatividade e trabalho em equipe são qualidades que devem ser bastante exploradas na escolha do seu próximo colaborador.

 

   – Sexto Passo (Envio de Resultados e Feedbacks): Depois de todas etapas chega o momento de anunciar os próximos colaboradores, e, os que não tiveram sucesso. Essa etapa apesar de parecer simples é de extrema importância para garantir o futuro da sua empresa. Dê um retorno a todos os candidatos, agradeça a participação e estimule o seu crescimento profissional. Aos que obtiveram sucesso, além de parabenizar mostre o quanto ele é importante para você e para a empresa. A primeira ação de endomarketing é realizada já na seleção.

 

Seguindo todas essas etapas, com certeza, você terá um processo de recrutamento e seleção eficiente e seus colaboradores serão os melhores possíveis, competentes, engajados e alinhados com o propósito de potencializar todos os resultados da sua empresa.

Tem dúvidas sobre como realizar o recrutamento ideal para a sua empresa, encontrando os melhores colaboradores? Entre em contato conosco e saiba mais!


O QUE ACHOU DO ARTIGO?

Deixe suas dúvidas nos comentários ou entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo! Você também pode agendar um diagnóstico gratuito clicando aqui ou entrando em contato através do telefone (71) 3273-8508.

Comentários

  • ForexFactoryBlog

    junho 27, 2019

    Os softwares de recrutamento e selecao, sao ferramentas que auxiliam tanto na qualidade do recrutamento, quanto na reducao de tempo para realizacao de tarefas operacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresça seu Negócio com Nossos Materiais

Em um mundo cada vez mais digital e exponencial, estar conectado a todas as tendências de gestão é um imenso desafio. Mas, existem opções confiáveis e a Primus Consultoria é uma delas.
Deixe seu e-mail e esteja sempre atualizado.