Prepare o seu estoque para o fim de ano

 

O fim de ano está chegando e com ele surgem datas comemorativas como o natal e réveillon, momentos de grande movimentação no comércio das empresas.  Em função disso, as empresas devem se planejar para essas datas sazonais com um estoque estruturado e preparado para atender essas demandas comemorativas. O natal é uma das datas mais aguardadas pelas empresas já que é um momento de alta concentração de vendas, sendo assim, medidas devem ser tomadas para que o negócio tenha um estoque que atenda a procura dos clientes.

 

Qual o tipo de estoque ideal para as datas comemorativas?

O estoque de antecipação, também conhecido como estoque sazonal é ideal para o fim de ano. A revista E-commerce afirma que o natal é a data comemorativa com o maior pico de vendas. Para responder a essas demandas, as empresas devem se planejar antecipadamente e adotar atitudes que contemplem as necessidades dos clientes. É por isso que o estoque sazonal é primordial para uma estratégia de venda assertiva.

Esse tipo de estoque deve ser utilizado quando for constatado uma alta na expectativa de vendas. É a partir dessa mudança que um estoque estruturado faz toda a diferença.

 

Como preparar seu estoque para o fim de ano?

É fundamental que o estoque da empresa se adeque para as épocas sazonais como dito previamente. O correto é que não haja nem ausência ou excedência de produtos, já que ambos podem afetar a empresa. É importante identificar quais produtos serão uma tendência para o fim de ano e organizar o estoque para assegurar que esses produtos que possuem alto nível de vendas estejam em prontidão para serem vendidos. Nesse caso a análise da base história da empresa também é importante para identificar quais produtos são mais comercializados.

Existem alguns sistemas, como o Gestão Troll que possibilita a pesquisa por datas dos produtos mais comercializados, assim como a consulta de produtos que estão no estoque há mais tempo podendo ser realizadas estratégias de promoção.

 

Algumas sugestões para ajudar na hora de planejar seu estoque:

• Monitoramento: As mercadorias presentes no estoque precisam estar devidamente registradas com todas as entradas e saídas supervisionadas. A etapa de monitoramento deve ser acompanhada cautelosamente para que não ocorra situações onde seja feito o pedido de um produto que não esteja em estoque.

• Coordenação: A coordenação dos produtos é essencial para um bom planejamento de estoque. A logística deve ser feita de tal modo que cada item disponha de uma área própria para que seja encontrado de forma otimizada e ágil. Uma dica é segmentar os artigos por divisões como, códigos, cores ou do modo que for mais adequado para a empresa.

• Sistematização: É necessária uma sistematização das atualizações que ocorrem no estoque. Toda vez que um item for vendido deve ocorrer a baixa do estoque. Isso evita que a empresa tenha problemas fiscais e assiste na correta administração do estoque.

• Base Histórica: A análise da base história é imprescindível para compreender quais produtos vendem mais e quais produtos vendem menos, auxiliando então no entendimento da periodicidade da reposição de cada item.

Agora que todo o monitoramento, organização, padronização e análise das vendas nos anos anteriores foram feitas, se torna possível a preparação de seu estoque para o fim de ano de maneira assertiva.

A Primus Consultoria deseja boas festas e espera ter ajudado a sua empresa a entender como preparar o estoque para as próximas datas comemorativas, realizando vendas que atendam as demandas de seus clientes.

• Por Alice Moura


O QUE ACHOU DO ARTIGO?

Deixe suas dúvidas nos comentários ou entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo! Você também pode agendar um diagnóstico gratuito clicando aqui ou entrando em contato através do telefone (71) 3273-8508.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresça seu Negócio com Nossos Materiais

Em um mundo cada vez mais digital e exponencial, estar conectado a todas as tendências de gestão é um imenso desafio. Mas, existem opções confiáveis e a Primus Consultoria é uma delas.
Deixe seu e-mail e esteja sempre atualizado.