Como obter uma precificação assertiva

Você sabia que 50% dos problemas das empresas podem ser resolvidos com a precificação correta dos itens?

 

Sabia também, que 7% das empresas brasileiras fecham por falta de lucro, 20% encerram o seu negócio por falta de capital, e quase 50% não sabem se têm lucro ou prejuízo?

 

Estas informações foram identificadas pelo SEBRAE reafirmando a necessidade de entender a estrutura financeira das empresas, ou seja, mensurando os custos e despesas para avaliar a qual preço o item a ser comercializado deve ser repassado para seus clientes, visando pagar seus débitos e lucrar com a venda.

 

Abaixo, é apresentado alguns conceitos sobre o tema para melhor entender a dinâmica do processo de precificação:

 

Preço: Valor a ser pago pelo consumidor para adquirir um produto ou serviço.

Custos: São gastos que estão diretamente relacionados com o produto/serviço, imprescindíveis para que a empresa realize as suas atividades.

Despesas: São os gastos referentes ao suporte a empresa.

 

A soma dos custos e despesas da empresa podem ser definidos como gastos, e a receita pode ser entendida como o valor a ser resgatado com a venda do produto/serviço. Interpretando essa informação temos que:

 

Receita > Gastos : Lucro

Receita = Gastos : Nem lucro, nem prejuízo

Receita < Gastos : Prejuízo

 

Percebeu a importância da mensuração dos gastos e principalmente da correta precificação dos produtos?

Na situação favorável, possivelmente a empresa tem controle sobre seus gastos e consegue gerencia-los.

 

Na situação zero a Zero, a empresa não tem prejuízo, mas também não tem lucro. Isso significa que ou a empresa precisa reduzir seus gastos ou ela não tem demanda suficiente para vender seus produtos, contando também com a possibilidade de que o preço de venda possa estar sendo calculado de maneira inadequada, na qual consegue liquidar seus gastos, mas não gera lucro.

 

E por fim, em uma situação desfavorável, a empresa está no vermelho. Ou seja, possivelmente supõe motivos pelos quais tem prejuízos que podem estar relacionados ao desconhecimento dos seus gastos, consequentemente ocasionando uma dificuldade em gerencia-los, reduzi-los e ou na definição do valor a ser comercializado seus produtos ou serviços.

 

Então…. Você consegue mensurar o lucro ou prejuízo da sua empresa? Consegue identificar se a maneira atual de precificar seus produtos tem resultados positivos?

 

Se a resposta é não, entra em contato com a Primus Consultoria e veja como estruturar a sua empresa, mensurar seus lucros e alavancar suas vendas.


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