Posicionamento da marca como chave de sucesso para sua empresa

Você sabe qual a melhor maneira de se tornar uma marca relevante para seus clientes? Posicionando-a da maneira correta. O posicionamento da marca equivale ao lugar que ela deve ocupar na mente do consumidor. Uma empresa que tem um posicionamento de marca bem definido é aquela que irá se diferenciar diante das suas concorrentes. Grandes corporações como a Coca-Cola, Apple e Dove são exemplos de empresas que dispõem de posicionamentos de sucesso. Vale lembrar que o posicionamento não é como os seus clientes o enxergam, mas sim a maneira que você quer que eles te reconheçam. 

 

Mas por que é tão importante se dedicar para definir um bom posicionamento para sua empresa? 

A partir do momento em que a empresa é fiel e exercita seus valores, o público desenvolve um maior interesse. Atualmente, uma empresa que vende apenas os seus produtos não é mais suficiente para se manter no mercado. Agora, além do produto, é necessário vender e exercer de fato, o seu conceito. 

Todo esse esforço é compensado, uma vez que, quando trabalhado o lado mais emocional do cliente, isso faz com que eles optem primeiramente por sua marca em um momento de compra. 

 

Como fazer um bom posicionamento?

Antes mesmo de definir seu posicionamento, é necessário conhecer seu público-alvo e segmentá-lo. Para conhecer seu público é necessário identificar fatores como faixa etária, gênero, classe social para assim definir as personas de seu negócio. Esse primeiro passo é fundamental para entender quem é seu cliente e proporcionar para ele um posicionamento coeso.

Depois de identificar seu público-alvo, é necessário segmentá-lo para atender as necessidades e elaborar estratégias assertivas. Existem quatro tipos de segmentação. A primeira delas é a geográfica, que classifica os clientes pela região em que estão. Em seguida existe a segmentação demográfica, que auxilia na divisão dos consumidores por sua idade, sexo, grau de instrução, entre outros. Existe também a segmentação psicográfica que identifica o estilo de vida do consumidor. Por fim, existe a segmentação comportamental que avalia o comportamento de compra do consumidor. A segmentação é essencial para atingir seu público específico e assim elaborar um posicionamento que esteja coerente com o que seu público-alvo deseja. 

Após segmentá-los, a empresa precisa avaliar a experiência que é passada para o cliente. A experiência que o cliente leva em sua loja conta muito para a opinião que vai ser formada. Por isso, você deve investir na melhor experiência possível, com um ótimo atendimento e um excelente pós venda.

Além de identificar quem são seus consumidores, segmentá-los e avaliar a experiência do cliente , é necessário avaliar quais são os valores da empresa. A partir do momento em que uma empresa decide trabalhar seus valores, o público passa a se sentir mais atraído e conectado com a marca. Os valores da marca precisam ser preservados e estar presentes em todos os momentos. É isso que fará com que o posicionamento realmente seja lembrado pelos consumidores. 

Cases de Sucesso:

Algumas empresas são pioneiras quando se trata de posicionamentos de sucesso, é o caso da Apple, por exemplo. Steve Jobs disse, certa vez, em uma conferência que “A Apple, a Apple Core, seus valores centrais, é que nós acreditamos que pessoas com paixão podem mudar o mundo através do valor”. O discurso de Jobs mostra como a marca se preocupa em não apenas vender o seu produto, mas transmitir uma mensagem através dele. Nós sabemos que a Apple hoje domina o mercado de tecnologia, e seu posicionamento consolidado faz com que os clientes da marca defendam seu produto fazendo mesmo até filas fora de suas lojas sempre que há o lançamento de um novo produto. 

Não podemos falar sobre posicionamentos de sucesso sem mencionar a Coca-Cola. O posicionamento da empresa é baseado na família, pessoas celebrando, alegria partilhada, felicidade, entre outros. Todos esse fatores promovem um envolvimento com os consumidores, estimulando-os a compartilhar momentos inesquecíveis ao lado daqueles que mais gostam. 

A Pepsi também é um ótimo exemplo de como se posicionar quando já há uma marca dominante. A empresa utilizou do bom humor e da sutileza para estabelecer o seu posicionamento. É o caso da campanha que eles lançaram do “só tem Pepsi, pode ser?”, ao invés deles se compararem com a Coca-Cola, a marca decidiu se beneficiar de uma imagem de 2ª opção que já estava estabelecida entre os consumidores. Na campanha, a marca mostrava como a 2ª opção pode ser a melhor escolha e com isso conseguiu aumentar suas vendas. 

A partir de todo conteúdo abordado, e dos cases de sucesso trazidos acima, podemos afirmar que, com um posicionamento apurado e bem definido a empresa será lembrada pelos consumidores e ainda se sobressair diante da concorrência, daí  resultando a importância de se definir um posicionamento de marca.  

  • Por Alice Moura

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