OS 4 PASSOS QUE VOCÊ DEVE SEGUIR PARA GARANTIR UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO EFETIVO PARA A SUA EMPRESA

Um planejamento financeiro consiste em organizar e realizar projeções futuras, para as finanças de uma organização. Para a atuação de um bom empreendedor, você deve ter noção de como planejar as finanças da sua empresa, devido à grande concorrência presente no mercado atual. Mas como planejar algo que por muitas vezes se caracteriza como incerto?

 

Organizando as etapas do planejamento financeiro, podemos destacar:  a projeção de fluxo de caixa (Entradas e saídas)a definição dos cenários (pessimista, realista e otimista), e a montagem de planos de ação para chegar a esse denominador comum. Desta forma, ao realizar essas três etapas, você consegue visualizar claramente quanto você pretende faturar, gastar, investir e lucrar, podendo assim planejar a melhor forma de utilização dos seus recursos.

 

Mas afinal, como realizar o planejamento financeiro? Listamos abaixo as etapas para que você consiga colocar em prática na sua empresa!

 

 1. Tenha noção exata de como sua empresa está.

 

Um bom Planejamento financeiro não será assertivo se você não souber a real situação da sua empresa!

 

É interessante que você saiba os pontos positivos da sua empresa, os pontos negativos, o posicionamento que a sua empresa/produto tem dentro do mercado, e como seus concorrentes se comportam. Em suma todos os pontos que influenciarão no seu planejamento. Por exemplo o seu posicionamento no mercado e o preço dos seus concorrentes, para realização da precificação do seu produto/ serviço.

Uma Estratégia que pode te auxiliar a ter conhecimento sobre os dados do seu negócio, é a pesquisa de mercado.

 

2. Coloque no papel as informações da sua empresa

 

Uma vez que você conhece todas as questões da sua empresa, você deve iniciar a construção do seu planejamento financeiro!

 

Inicialmente você deve anotar, tudo que você pretende ganhar ao longo de um período, que normalmente é de um ano dividido mês a mês, para que você tenha uma projeção de faturamento.

 

Com uma projeção de faturamento feita, você deve analisar os seus produtos/serviços geradores de receita e traçar planos de venda para os mesmos. Nesses planos estarão a quantidade que deverá ser vendida de cada produto/ serviço para que a empresa obtenha o faturamento esperado.

 

Depois, faça o planejamento de tudo que você irá gastar no período proposto ao plano, divididos mês a mês, em gastos recorrentes como (Aluguel, salários, luz, agua, fornecedores) e gastos que não são recorrentes, como manutenção de maquinários e também possíveis investimentos que podem ser feitos durante o ano e sempre deixe um orçamento extra para imprevistos.

Ao fim da etapa, junte as informações em uma planilha ou no conta azul (software financeiro), organize os dados e monte o demonstrativo financeiro do período proposto do planejamento, para que o planejamento seja analisado.

 

3. Trabalhe com cenários diferentes

 

Por melhor que sejam as estratégias utilizadas para a realização do planejamento, o futuro é algo incerto no mundo corporativo!

 

Por isso você deverá projetar no mínimo três cenários para o planejamento: Pessimista, realista e otimista, onde você terá uma maior assertividade diante as diversas situações que a empresa pode passar ao longo do planejamento financeiro.

 

4. Registrou tudo? Hora de por em ação e mensurar os resultados

 

Hora de tirar o planejamento do papel!

 

Terminado todos os passos acima, hora de definir quais serão os objetivos metas e planos de ação para que esses sejam postos em prática.

. Defina os objetivos e metas

. Cronograma de atuação

. Divida as tarefas, por equipe

. Mensure os resultados

 

Desta forma, você poderá acompanhar cada passo descrito no seu planejamento, através do cronograma e sempre mesurando o resultado das etapas, para que você tenha noção de como estão as etapas do seu planejamento financeiro.

 

Por Vitor Rocha

 


O que achou do artigo?

Deixe suas dúvidas nos comentários ou entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo! Você também pode agendar um diagnóstico gratuito clicando aqui ou entrando em contato através do telefone (71) 3273-8508.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresça seu Negócio com Nossos Materiais

Em um mundo cada vez mais digital e exponencial, estar conectado a todas as tendências de gestão é um imenso desafio. Mas, existem opções confiáveis e a Primus Consultoria é uma delas.
Deixe seu e-mail e esteja sempre atualizado.