Planejamento estratégico: Os 4 passos a seguir para alcançar os resultados da sua empresa

Para atingir qualquer objetivo, você precisa saber o que quer alcançar. Para o mundo empreendedor, não é diferente! Sem direcionamentos, a sua empresa poderá estagnar, alcançando resultados menos favoráveis que o esperado.

 

E como o planejamento estratégico pode ser a base disso?

 

Seja para aumentar o número de vendas ou o número de clientes, os seus colaboradores não saberão como agir sem um bom planejamento. Pensando nisto, listamos abaixo o passo a passo para a começar a planejar estrategicamente o funcionamento da sua empresa.

 

1. Definição de objetivos

Antes de definir as atividades que estarão envolvidas ocupando os colaboradores da sua empresa para o alcance de resultados, se faz necessário se perguntar “O que a sua empresa quer alcançar?” estes serão os objetivos que irão direcionar os esforços de todo o negócio.

 

É de suma importância que toda a empresa participe da construção do planejamento estratégico, porque desta forma cada um entenderá o seu papel no alcance dos objetivos finais, potencializando o sentimento de pertencimento ao ambiente corporativo.

 

Uma ferramenta de gestão atualmente utilizada por diversas empresas, voltada para um melhor desempenho da organização, e que pode ser utilizada para melhor acompanhamento do planejamento estratégico construído, é o BSC (Balanced Scorecard).

 

O BSC tende a levar a uma criação de indicadores de desempenho, atingindo todos os níveis organizacionais, se tornando ferramenta de comunicação e promoção geral, com a estratégia da corporação.

 

2. Realize um diagnóstico do mercado

O próximo passo será identificar como sua empresa poderá ser impactada pelas ameaças e oportunidades do ambiente externo, não apenas no presente, mas também no futuro. Ou seja, realize um diagnóstico externo!

 

Uma ferramenta que pode auxiliar nesta análise de diagnóstico do mercado, é conhecida como “Análise PEST”, onde são levantadas dados e informações sobre a área de atuação da empresa, considerando os fatores Político legais, Econômicos, Socioculturais e Tecnológicos, do cenário externo á empresa.

 

Outra ferramenta que permite a análise não só do macro ambiente, é a matriz SWOT, que compila nas perspectivas de forças e fraquezas da empresa, com as ameaças e oportunidades do cenário externo do mercado, auxiliando os gestores na tomada de decisão e melhor entendendo os concorrentes.

 

3. Defina os planos de ação

Após a definição dos objetivos, e análise de como o mercado pode impactar no negócio, se faz necessário a definição dos planos de ação, e definindo quem será responsável pela execução e resultado de cada um.

O plano de ação permite um melhor acompanhamento da organização com relação a prazo, responsáveis, e permite tornar tangível e mensurar as ações realizadas, permitindo a criação de indicadores.

O plano de ação viabiliza a criação dos indicadores de desempenho, que por sua vez permitem um melhor acompanhamento da organização com relação a prazo, responsáveis, e torna tangível a mensuração as ações realizadas.

 

4. Acompanhe os resultados

Agora, é hora de colocar em prática o plano de ação, mas não sem o devido acompanhamento dos resultados.

Não se esqueça de que a presença dos líderes é decisiva para elevar a moral dos colaboradores, que assim percebem se tratar de algo realmente importante para o futuro da empresa.

De qualquer forma, o mercado, a concorrência e outros fatores podem não se comportar conforme o esperado. Por isso, todo planejamento estratégico pode e deve ser readaptado de acordo com o que a necessidade exigir.

O nosso conteúdo sobre indicadores lista os tipos que podem auxiliar você a acompanhar o desempenho dos colaboradores e da organização.

 

Desta forma, é possível perceber que alinhar o planejamento do alcance dos objetivos, com as ações diárias da empresa, é o melhor caminho para alcançar os melhores resultados!

 

Por Júlia Carvalho

 


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