Pesquisa de Satisfação: 4 Motivos para implantar na sua empresa

 

Com o aumento constante da concorrência e das instabilidades econômicas enfrentadas pelo nosso país, as empresas buscam se diferenciar cada vez mais para manter resultados positivos no final do mês. Para isso, muitas realizam altos investimentos com o intuito de atrair novos clientes, negligenciando a importância da fidelização de um cliente que já conhece a sua marca.

Com o intuito de conhecer o seu cliente e entender como você pode melhorar a sua experiência, a pesquisa de satisfação é uma importante ferramenta que irá auxiliar a sua empresa. Ela não só ajuda a melhorar a qualidade do serviço, mas também a fidelizar o seu cliente, tornando-o um consumidor frequente do seu negócio. Simultaneamente, o cliente satisfeito promove a empresa para outras pessoas de formas passivas, como o marketing boca-a-boca, que possui um grande potencial na disseminação da sua marca e na atração de novos clientes.

 

Conheça agora as principais vantagens de se aplicar uma pesquisa de satisfação na sua empresa, alavancando, desta forma, os seus resultados e seu relacionamento com o cliente.

 

1. TENHA CONHECIMENTO DOS SEUS CLIENTES

 

A partir da aplicação de uma pesquisa de satisfação, é possível identificar quem são, e quais são os desejos, necessidades e preferências dos seus clientes. Assim, é possível identificar qual o tipo de público que mais frequenta ou consume os produtos/serviços da sua empresa.

Dessa forma, a comunicação e a interação entre empresa e cliente torna-se mais assertiva, consequentemente melhorando a sua qualidade e fidelizando o seu público.

 

2. AUXILIA A TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS

 

Os resultados obtidos a partir da aplicação da pesquisa de satisfação, são um grande insumo para futuras tomadas de decisões gerenciais. Uma vez que essas informações representam a opinião direta da pessoa que consome o seu produto ou serviço, sendo um feedback completo dos aspectos em que a sua empresa deve melhorar, elas se tornam um direcionador assertivo de recursos e investimentos. Desta forma, é possível evitar esforços e gastos desnecessários, além de proporcionar uma melhora significativa na qualidade do seu negócio.

 

3. MANTÉM A EQUIPE ALERTA PARA POSSÍVEIS FALHAS

 

A pesquisa de satisfação mostra a perspectiva do seu cliente em relação ao seu produto ou serviço. A partir da análise dos feedbacks, é possível avaliar e melhorar a atuação da sua equipe, promovendo uma padronização e melhora na qualidade dos atendimentos e evitando erros que podem comprometer de forma significativa o negócio.

Muitas vezes, os mínimos detalhes podem fazer grande diferença no relacionamento do seu público com a empresa. Se atentar em melhorar esses pontos é de vital importância para o empreendimento.

 

 4. REVERTA EXPERIÊNCIAS NEGATIVAS

 

“Eu sou o cliente que nunca volta”. Certa vez Sam Walton, dono da maior rede de varejo do mundo – WalMart, usou essa frase para se definir como cliente. Isso demonstra o quanto o público valoriza a experiência que tem ao consumir um produto ou serviço, e como deslizes em diversos aspectos podem ser fatalmente prejudiciais nos lucros da empresa.

Com a aplicação da pesquisa de satisfação, você, como dono da empresa, tem a possibilidade de conversar com o seu cliente, o que possibilita entender quais foram os pontos de insatisfação dos mesmos. Uma vez que ciente destes, podem ser feitas as melhorias necessárias, fazendo com que seu cliente se sinta ouvido, e saiba que, na próxima vez que ele voltar, sairá satisfeito e com certeza retornará.

 

A pesquisa de satisfação é algo simples de ser aplicado e que traz grandes benefícios para a empresa. Desta forma, ela se torna um método bastante eficaz de melhorar cada vez mais a qualidade do seu negócio e a percepção do seu cliente em relação ao mesmo, aumentando os seus lucros.

 

Comece ainda hoje a utilizar a pesquisa de satisfação com os seus clientes e veja o impacto que isso pode trazer no seu negócio!

 

Por Caio Sales

 


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