Pesquisa de Satisfação: 5 Motivos para implantar na sua empresa

 

Com o aumento constante da concorrência e das instabilidades econômicas enfrentadas pelo nosso país, as empresas buscam se diferenciar cada vez mais para manter resultados positivos no final do mês. Para isso, muitas realizam altos investimentos com o intuito de atrair novos clientes, negligenciando a importância da fidelização de um cliente que já conhece a sua marca.

Com o intuito de conhecer o seu cliente e entender como você pode melhorar a sua experiência, a pesquisa de satisfação é uma importante ferramenta que irá auxiliar a sua empresa. Ela não só ajuda a melhorar a qualidade do serviço, mas também a fidelizar o seu cliente, tornando-o um consumidor frequente do seu negócio. Simultaneamente, o cliente satisfeito promove a empresa para outras pessoas de formas passivas, como o marketing boca-a-boca, que possui um grande potencial na disseminação da sua marca e na atração de novos clientes.

 

Conheça agora as principais vantagens de se aplicar uma pesquisa de satisfação na sua empresa, alavancando, desta forma, os seus resultados e seu relacionamento com o cliente.

 

1. TENHA CONHECIMENTO DOS SEUS CLIENTES

A partir da aplicação de uma pesquisa de satisfação, é possível identificar quem são, e quais são os desejosnecessidades e preferências dos seus clientes. Assim, é possível identificar qual o tipo de público que mais frequenta ou consume os produtos/serviços da sua empresa.

Isso acontece porque a pesquisa de satisfação é um ótimo instrumento para a coleta de dados, visto que a maioria das perguntas são de opinião. Por isso é necessário colher as informações da pesquisa periodicamente.

Dessa forma, a comunicação e a interação entre empresa e cliente torna-se mais assertiva, consequentemente melhorando a sua qualidade e fidelizando o seu público.

 

2. AUXILIA A TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS 

Os resultados obtidos a partir da aplicação da pesquisa de satisfação, são um grande insumo para futuras tomadas de decisões gerenciais. Uma vez que essas informações representam a opinião direta da pessoa que consome o seu produto ou serviço, sendo um feedback completo dos aspectos em que a sua empresa deve melhorar, elas se tornam um direcionador assertivo de recursos e investimentos.

Desta forma, é possível evitar esforços e gastos desnecessários, além de proporcionar uma melhora significativa na qualidade do seu negócio.

 

3. MANTÉM A EQUIPE ALERTA PARA POSSÍVEIS FALHAS

A pesquisa de satisfação mostra a perspectiva do seu cliente em relação ao seu produto ou serviço. A partir da análise dos feedbacks, é possível avaliar e melhorar a atuação da sua equipe, promovendo uma padronização e melhora na qualidade dos atendimentos e evitando erros que podem comprometer de forma significativa o negócio.

Por exemplo: Imagine que os resultados da sua pesquisa de satisfação variam entre “insatisfeito’ e “muito insatisfeito”. Com esses dados, você pode cruzar essas informações com os motivos colhidos na pesquisa e, a partir disso, traçar um plano de melhoria para o estabelecimento.

Muitas vezes, os mínimos detalhes podem fazer grande diferença no relacionamento do seu público com a empresa. Se atentar em melhorar esses pontos é de vital importância para o empreendimento.

 

4. REVERTA EXPERIÊNCIAS NEGATIVAS

“Eu sou o cliente que nunca volta”. Certa vez Sam Walton, dono da maior rede de varejo do mundo – WalMart, usou essa frase para se definir como cliente. Isso demonstra o quanto o público valoriza a experiência que tem ao consumir um produto ou serviço, e como deslizes em diversos aspectos podem ser fatalmente prejudiciais nos lucros da empresa.

Com a aplicação da pesquisa de satisfação, você, como dono da empresa, tem a possibilidade de conversar com o seu cliente, o que possibilita entender quais foram os pontos de insatisfação dos mesmos. Uma vez que ciente destes, podem ser feitas as melhorias necessárias, fazendo com que seu cliente se sinta ouvido, e saiba que, na próxima vez que ele voltar, sairá satisfeito e com certeza retornará.

 

5. POSSIBILIDADE DE NOVAS VENDAS

Em certos casos, uma experiência negativa pode se tornar uma grande oportunidade para o seu negócio.

Quando um cliente vai à sua loja e tem uma experiência ruim por lá, basta ele receber uma solução do vendedor ou alguma sugestão para tentar reverter a situação, que esse cliente já vai lembrar da sua loja com outros pensamentos. Isso acontece porque antes de tudo, o cliente que ser bem atendido.

Nessa fase é que identificamos que é importante ter o feedback negativo de nossos clientes. A partir das críticas, sua empresa pode repensar os caminhos e perceber falhas invisíveis no processo para melhorá-los.

Por isso que uma experiência negativa pode ser uma ótima oportunidade de crescimento do seu negócio. Essa situação irá gravar na mente do cliente uma imagem positiva do local, pelo simples fato da tentativa de reverter a situação.

 

A pesquisa de satisfação é algo simples de ser aplicado e que traz grandes benefícios para a empresa. Desta forma, ela se torna um método bastante eficaz de melhorar cada vez mais a qualidade do seu negócio e a percepção do seu cliente em relação ao mesmo, aumentando os seus lucros.

 

Comece ainda hoje a utilizar a pesquisa de satisfação com os seus clientes e veja o impacto que isso pode trazer no seu negócio!

 

Por Caio Sales

 


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