Por que sua empresa precisa de uma Pesquisa de Clima Organizacional?

Os gestores de uma empresa, composta por diversos funcionários, muitas vezes se deparam com choques de personalidades e opiniões, além de diferentes níveis de maturidades. Essas situações necessitam de uma atenção redobrada para que a organização como um todo não seja prejudicada. Diante disso, para que o RH de uma empresa detenha o controle total da sua equipe, é preciso ter um conhecimento detalhado de cada funcionário. Uma maneira de monitorar e absorver essas informações dos colaboradores é através da realização de uma Pesquisa de Clima Organizacional (PCO), afinal, todo gestor deseja ter uma equipe satisfeita e produtiva para que a empresa alcance seus objetivos e transmita uma boa imagem ao público. Neste artigo, elucidaremos a respeito do que é uma pesquisa de clima, de que forma implementá-la e quais os benefícios que ela pode trazer para sua empresa.

O que é a PCO (Pesquisa de Clima Organizacional)?

A pesquisa de clima é uma ferramenta estratégica utilizada pela gestão de pessoas que objetiva a análise do dia-a-dia dos funcionários de uma empresa. Essa análise auxilia na identificação de padrões comportamentais e possíveis conflitos que possam tornar o clima do ambiente profissional desagradável aos envolvidos, uma vez que funcionários desmotivados e desanimados podem gerar perdas significativas para uma organização. De acordo com o Estudo Global Sobre as Forças de Trabalho realizado pela Towers Watson, a falta de engajamento dos funcionários é capaz de gerar prejuízos de cerca de 10% para a organizaçãoSendo assim, fica evidente que a Pesquisa de Clima é algo essencial para as empresas. O conhecimento dos funcionários pelos seus gestores e pelo setor de RH da empresa é primordial para que uma organização consiga trilhar um caminho do sucesso.

 

Como Implementar?

Uma Pesquisa de Clima Organizacional deve ser realizada de modo que o colaborador se sinta o mais confortável possível para expor sua vivência dentro da empresa, de maneira fidedigna.  Destarte, o RH deve escolher os modelos de perguntas que se encaixem melhor na situação em que a empresa se encontra. Dentre os formatos mais comuns de se aplicar a pesquisa estão perguntas de múltipla escolha ou abertas, notas para situação apresentadas ou na forma de afirmativas.

A seguir estão perguntas comuns em uma Pesquisas de Clima Organizacional:

  • Você considera esta empresa um bom local para trabalhar?
  • Quais fatores dentro da organização motivam você a trabalhar e quais o desestimulam?
  • Qual é a sua opinião sobre as práticas de gestão de pessoas promovidas pela empresa?
  • Você se sente inserido (integrado) em sua equipe de trabalho?
  • Você está ciente da missão, visão, valores e objetivos da organização?
  • Você está satisfeito com otrabalho desempenhado pelas lideranças?
  • Quais melhorias você sugere para beneficiar o clima organizacional?

 

Importância da realização da PCO:

Infelizmente, muitas empresas negligenciam a realização de uma pesquisa de clima, muitas vezes por desconhecerem os benefícios que essa dinâmica pode trazer para a organização como um todo. Partindo desse princípio, encontramos dados que comprovam a importância de se realizar uma PCO:

  • A Psychometrics, organização canadense que estuda a psicologia empresarial, identificou que 71% dos entrevistados citaram que era necessário “esclarecer as expectativas no trabalho”e 62% disse que era preciso “ouvir as opiniões dos colaboradores”. Portanto, fica evidente que com a realização de uma Pesquisa de Clima Organizacional o RH consegue identificar pontos a desenvolver na sua equipe de trabalho e, consequentemente, possibilita o aumento no rendimento dos colaboradores.

 

Vantagens da PCO:

  • Melhoria na Comunicação

Essa melhoria se dá principalmente pelo fato de a Pesquisa de Clima Organizacional ser um momento para que os funcionários explicitem suas queixas e suas opiniões para o RH, fornecendo maiores insumos para os gestores na solução de problemas.

  • Aumento do engajamento e participação dos funcionários na empresa

Diante desse cenário, a equipe percebe que está sendo ouvida e que suas necessidades estão sendo analisadas por seus gestores.

  • Maior controle na resolução de conflitos

Após a análise individual de cada colaborador, o RH tem uma visão mais ampla das ações e do comportamento de seus funcionários. Por conseguinte, a solução de possíveis conflitos se torna mais factível diante desse cenário.

  • Aumento da produtividade

A partir do momento que os possíveis conflitos deixam de ser uma preocupação para o setor de RH, os profissionais conseguem ter mais foco nas suas funções dentro da empresa. Assim, ocorre um aumento na produtividade dos colaboradores e impacta positivamente nos resultados da empresa.

  • Diminuição do turnover

A redução de conflitos, além de colaborar para o aumento da produtividade dos funcionários, também contribui para que o ambiente de trabalho se torne agradável para quem está inserido nele. Com a boa convivência entre os colaboradores, o turnover da empresa tende a diminuir cada vez mais, uma vez que tanto os funcionários ficarão satisfeitos em trabalharem na empresa, quanto seus líderes ficaram satisfeitos com o comportamento e a produtividade dos colaboradores. Além disso, a redução do turnover gera uma imagem positiva da empresa.

  • Por Hugo Vidal

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