Networking: O poder de uma rede de relacionamento

Uma boa rede de contatos pode proporcionar diversos benefícios, sendo eles tanto profissionais quanto pessoais. No mundo corporativista, este método é denominado Networking.

 

O Networking

Networking é manter-se conectado a uma rede de relacionamento, onde seja possível ter uma ampla troca de informações. Lembrando que networking não é a quantidade de pessoas que você conhece, mas quem você conhece. Portanto, isso pode resultar em parceiros de negócios, sócios, fornecedores e clientes além de prever possíveis problemas da empresa e aumentar o crescimento do empreendimento.

Você já ouviu a frase: “Você é a média das cinco pessoas que você mais anda” do Jim Rohn? Ela tem muito a ver com networking, pois mostra a importância de andar ao lado de pessoas que possam te influenciar de maneira positiva. Além disso, traz como reflexão se você está buscando se conectar com pessoas que tenham o mesmo objetivo que o seu.

Boas conexões com profissionais da área e empresas que atuam no mesmo segmento, trazem insumos importantes para que haja evoluções. Um dos pilares para se ter um networking de qualidade é a reciprocidade, uma correspondência mútua de ambas as partes faz com que a conversa ou a reunião flua da melhor maneira possível. Outro pilar é o desejo de impactar, para agregar valor e passar uma informação sem esperar algo em troca. Desse modo, isso poderá fazer com que a empresa e/ou as pessoas fiquem mais à vontade em trocar informações.

 

Como começar

O primeiro passo do networking é a aproximação que acontecerá no primeiro contato. Ele deve ser feito da melhor forma para que não enfraqueça o bom networking. É indicado que essa aproximação seja feita de maneira sutil, sem abordagem forçada e desesperadora. Se possível, é indicado utilizar contatos em comum para fazer a abordagem e, com isso, a pessoa ficará mais aberta para uma conversa. Outra ação indicada é mostrar três coisas que você já realizou e que será relevante com a qual você deseja se relacionar, gerando mais autoridade para você.

Considerando que o networking é uma rede de relacionamento, ter um propósito em comum é fundamental para trazer uma aliança ainda mais forte, gerando confiança. E para isso, é necessário trabalhar a empatia, pois fará com que as alianças fiquem ainda mais forte.

Muitas pessoas ficam limitadas em fazer networking apenas em palestras e cursos, buscando em empresas e pessoas de sucesso, mas esquecem que networking pode ser feito em qualquer lugar. Pode ser feita com uma pessoa que você acabou de conhecer na rua, um professor, em um café, basta apenas querer se conectar.

Como o networking é uma ferramenta de marketing pessoal que depende da aptidão de alguém, existem alguns passos para que essa ferramenta seja utilizada da melhor maneira. Manter as suas redes sociais atualizadas com suas informações profissionais, participar de eventos e fóruns relacionados a sua área de atuação e retomar o contato com as pessoas que conheceu em eventos são formas de construir uma boa rede de relacionamento. É necessário ressaltar que o mais relevante em um networking é a sua qualidade e não, prioritariamente, a quantidade de relações existentes. 

Outro processo que está ligado ao networking em empresas, é o benchmarking, o mesmo tem a intenção de melhorar cada dia mais a gestão da empresa. A função do benchmarking consiste em comparar produtos e serviços a fim de fazer um comparativo com empresas buscando melhores práticas e resultados para a empresa.

Agora que você já sabe o que é uma boa rede de networking e como mantê-la e ampliá-la, comece a pôr em prática as nossas dicas! Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com um amigo!

  • Por Rafael Vita

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