Mindset de Crescimento: seu time com mentalidade de sucesso

“Definir propósitos, enfrentar desafios, aprender com os erros, saber reagir às adversidades e criar bons hábitos”, são essas algumas ações que fazem parte de uma atitude mental bastante almejada para alcançar o sucesso. Com essas atitudes, o indivíduo tende a transcender os resultados. No entanto, muitas pessoas não a alcançam por falta de um “mindset de crescimento” ideal, o que atinge diretamente o seu sucesso e nos resultados de seu grupo. Desse modo, é válido todos os membros estarem alinhados à esta mentalidade do sucesso.

 

O que é Mindset?

Este é um termo usado para representar a mente do indivíduo, como ele percebe e reage às situações, seja ela de forma otimista ou pessimista. Cada pessoa possui a sua mentalidade definida, e isso impacta diretamente sobre a sua vida, seja de forma boa ou ruim. Logo, quando as pessoas querem mudar o seu Mindset, elas visam configurar suas mentes de forma favorável ao seu desenvolvimento. 

A psicóloga e professora de Stanford, Carol S. Dweck, colocou em seu livro “Mindset: A nova psicologia do sucesso” décadas de estudos sobre comportamento humano. Nele, foram observados dois modelos de mentalidade: Mindset Fixo e Mindset de Crescimento. 

Mindset Fixo

Pessoas cujo Mindset está classificado como Fixo acreditam que o indivíduo nasce com competências limitadas, condicionado ao seu “dom”. Elas vivem como se estivessem sendo avaliadas, falhar é a pior coisa que pode lhe acontecer. Por isso se restringem a atividades as quais são “consideradas boas”, evitando tentar adquirir novas habilidades por possuírem medo de fracassar. 

Devido a esse tipo de comportamento, tornam-se estagnadas e reagem a erros de forma pessimista, retraindo-se, e não adquirindo novas experiências. Desacreditando, por conseguinte, no poder de transformação do esforço para superar desafios e adversidades para desenvolver aptidões, a custo de possíveis fracassos, evitando-os. 

Mindset de Crescimento

Pessoas cujo Mindset está classificado como de Crescimento, são as que alcançam suas metas, sonhos e o sucesso. Nesse tipo de mentalidade, seus indivíduos acreditam que podem tornar-se melhores no que estão fazendo e adquirir novas competências na área de interesse. Essa atitude é aliada ao desejo de desenvolvimento. Elas enxergam o fracasso como parte do processo de evolução e por isso, estão crescendo a cada instante, tanto nas vitórias quanto em derrotas.

A crença de que sempre é possível aprender algo novo é uma característica determinante no Mindset de Crescimento. Tal fato permite que o indivíduo não se encontre em monotonia pela busca constante por conhecimento, e destaque-se onde ele estiver. 

 

Como alcançar o Mindset de crescimento?

Para que essa atitude mental seja conquistada, é preciso ter consciência sobre si mesmo e despender muito esforço. No momento em que a pessoa reconhece possuir um Mindset Fixo ela já terá dado o primeiro passo para sua transformação. Após isso, ela deverá:

Ser humilde

Quando a humildade é assumida, o indivíduo aprende a respeitar os outros e a reconhecer os próprios erros, o que abre portas para novos relacionamentos; 

Reagir bem a fracassos

Passar menos tempo frustrado com um resultado ruim, a fim de tirar uma lição desse e correr atrás de soluções que o irão aperfeiçoá-lo;

Buscar novos desafios pessoais e profissionais

Com novos desafios, vêm novos triunfos;

Monitorar suas decisões e pensamentos

Para ter uma nova visão de mundo criando oportunidades em cenários infortúnios e evitando retrocesso; citando Napoleon Hill: “tudo o que a mente humana pode conceber, ela pode conquistar”, almejar coisas boas;

Buscar e compartilhar conhecimentos com outras pessoas

Conhecimentos somados multiplicam resultados;

Pôr em prática atitudes de crescimento

Apenas reconhecer que uma mudança é necessária não é suficiente, é preciso agir.

 

Qual a importância de um grupo estar alinhado com o Mindset de Crescimento?

Uma pessoa cujo Mindset é o de Crescimento tem em suas mãos um grande poder de transformação para alcançar o seu foco. Por outro lado, um grupo formado por membros que têm essa mentalidade possui a receita para o sucesso. Uma vez que um time compartilha desse potencial, seus membros crescerão cooperativamente, se sentirão ainda mais motivados, trazendo consigo desenvolvimento à empresa.

Mas para que um gestor consiga alinhar isso com a sua equipe, ele deverá acompanhá-la de perto nesse processo. Ele deverá agir como um líder, representar para seus companheiros a importância dessa mudança de visão de mundo. Não obstante, mostrar que eles são capazes de exercer as tarefas designadas e estar aberto a ensiná-los a fazê-las; valorizar seus esforços e não apenas seus resultados; criar um clima de trabalho mais otimista; e estimular a busca por soluções, ao invés de simplesmente apontarem problemas. Todas essas ações básicas têm o objetivo final de incentivá-los a ter um Mindset de crescimento, a adotarem um comportamento proativo e confiante, bem como um sentimento de time.

Pessoas que trabalham em empresas com Mindset de Crescimento, acreditam mais na organização, e por isso se comprometem mais com ela. Já empresas cujo Mindset é Fixo, seus funcionários não têm essa sensação de pertencimento, por não serem valorizados nem estimuladas a se desenvolverem da forma correta, trabalhando apenas para cumprir metas. Nesse contexto, gestores que lideram seus times oferecendo-lhes suporte e incentivo conseguem explorar todo o potencial de um grupo, e alcançar resultados surpreendentes.

Empresas que adotam essa mentalidade do sucesso, como a Google, destacam-se no mercado. Não apenas por seus resultados, mas também pelo crescimento que ela oferece aos seus membros, sendo uma oportunidade sonho para muitas pessoas.

 

Diante ao apresentado, caso tenha interesse em provocar mudanças em qualquer área da sua vida, seja profissional, pessoal ou na sua empresa, busque atingir um Mindset de Crescimento e perpetuar essa mentalidade para todas as pessoas ao seu redor. Trazendo-as para o caminho do sucesso.

  • Por Marcos Almeida

O QUE ACHOU DO ARTIGO?

Deixe suas dúvidas nos comentários ou entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo! Você também pode agendar um diagnóstico gratuito clicando aqui ou entrando em contato através do telefone (71) 3273-8508.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresça seu Negócio com Nossos Materiais

Em um mundo cada vez mais digital e exponencial, estar conectado a todas as tendências de gestão é um imenso desafio. Mas, existem opções confiáveis e a Primus Consultoria é uma delas.
Deixe seu e-mail e esteja sempre atualizado.