Garanta uma maior visibilidade digital da sua empresa

Aprenda como gerenciar as suas mídias sociais e garanta o seu espaço no mercado digital.

Não há dúvidas de que a forma com que a empresa se relaciona no mundo digital é muito importante para a percepção que os clientes ou possíveis consumidores tem dela.

Por isso o marketing digital está em alta no mercado. Ter redes sociais estruturadas e engajadas é sinônimo de sucesso para o negócio, podendo ajudar na captação de leads (potenciais clientes) que trafegam pelas redes sociais.

Trata-se de um questionamento recorrente: em qual ou quais redes sociais é vantajoso estar presente? E a resposta é: analisar onde seu público se encontra. Hoje em dia, existem diversas plataformas digitais para que você possa divulgar o seu produto ou serviço, e manter o relacionamento constante com o público, como por exemplo, o Instagram, o Facebook e o LinkedIn que contém espaços para comunicação rápida e eficiente entre empresa e cliente.

 

Primeiro Passo

Inicialmente, é necessária a criação de uma persona (perfil de cliente ideal) para definir qual o público que se pretende atingir, até porque existem muitas possibilidades de alcance nas redes sociais, mas nem todas são sempre vantajosas.

Para saber o que deve ser publicado, deve-se entender seu objetivo, público alvo e principalmente seus concorrentes e como estes estão se posicionando nas redes sociais, sendo esta a segunda etapa, utilizando por exemplo o mLabs que permite o levantamento de dados sobre sua concorrência.

Em seguida, é necessária a criação de um cronograma de postagens com as definições dos conteúdos para que os objetivos traçados sejam alcançados, atingindo o público alvo e prospectando clientes nos momentos mais oportunos.

O serviço de Gerenciamento de mídias digitais é baseado em diversas estratégias, que atuam de forma efetiva no marketing digital, contendo diversas plataformas que agem de acordo com os objetivos determinados pelo cliente, por exemplo:

 

• Divulgação da marca;

• Criar uma comunidade fã da sua empresa (engajamento);

• Educação através da divulgação de conteúdo (Inbound Marketing);

• Vendas;

 

O essencial é que se tenha apenas um objetivo, e que este seja o carro forte de sua estratégia do marketing digital para conseguir êxito, ter foco, e que a meta esteja atrelada ao momento atual da empresa, que precisa ser identificado para então ser analisado. É necessário também que este objetivo e sua estratégia sejam revisados periodicamente de acordo com o estudo dos resultados obtidos através da análise das métricas utilizadas na plataforma.

Por outro lado, não podemos esquecer que entrar em contato com o seguidor e prospectar a marca também é muito importante para qualquer objetivo. Por isso, no marketing digital também é estratégico fazer outros tipos de publicações que não estejam diretamente relacionadas aos conteúdos, como por exemplo, datas comemorativas. Dessa forma, torna-se possível aumentar o engajamento do perfil, alcançando mais usuários.

Além disso, é muito importante manter um calendário para que as publicações não se percam no tempo. Um cronograma de postagens garante a consistência do perfil, gerando engajamento e prospectando seguidores. Para que o cronograma funcione positivamente é necessário que o marketing de conteúdo esteja bem elaborado e em constante crescimento, criando dessa forma insumos para a continuidade das postagens de uma forma eficiente.

Também é importante dar atenção ao público em questão, visto que cada público se comporta da sua forma e é necessário descobrir em qual horário o seu cliente ideal costuma estar online para visualizar a sua publicação.

Utilizar ferramentas de agendamento de publicações não é totalmente indispensável, ou seja, você não vai deixar de fazer as publicações porque não tem uma ferramenta para automatizar isso. Mas, ao mesmo tempo, ela facilitará muito esse trabalho, principalmente quando você precisar aumentar a frequência de publicações. Vale ressaltar que, publicar através de uma ferramenta de automação facilitará muito a análise dos seus resultados, gerando relatórios mais assertivos.

Por fim, para analisar seus resultados, é necessário definir métricas que sejam importantes dentro de suas estratégias, no caso do Instagram, podem ser: curtidas, engajamento, alcance das publicações, visitas ao perfil, entre várias outras.


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