Marketing de Guerrilha: Uma estratégia fora do convencional!

O marketing de guerrilha é uma estratégia de marketing não tradicional, ele surgiu na década de 80 quando Jay Conrad Levinson publicou um livro chamado “Guerilla Marketing” e tem um nome que, além de pertinente a época, é muito relacionado a estratégia.

Na guerra do Vietnã, o Vietnã do norte e o Vietnã do sul lutavam, e os Norte-vietnamitas apesar de não possuírem tantos recursos focaram muito na estratégia e no final acabaram ganhando do sul. O marketing de guerrilha veio com o intuito de encontrar uma maneira de destacar seu produto ou serviço sem grande capital disponível para investir no marketing.

É um método que tem o intuito de:

  1. Fazer propaganda não parecer propaganda;
  2. Utilizar poucos recursos;
  3. Não promover a campanha em canais tradicionais.

Essa estratégia foi criada pensando em pessoas que possuem menos recursos, porém hoje em dia vem sendo cada vez mais utilizada por grandes empresas, principalmente aquelas que querem se destacar em relação a grande quantidade de publicidade que existe atualmente, especialmente em mídias sociais. As grandes empresas utilizam deste método não pelos poucos recursos necessários, mas sim para se destacar, mostrar posicionamento de marca, alcançar corações e mentes de seu público e adquirir ainda mais clientes, utilizando um meio alternativo de divulgar sua marca.

Para implementar essa técnica dentro da sua empresa é preciso pensar fora da caixa, conhecer muito bem seu público (falar a mesma língua que eles, não os ofender, pensar em suas rotinas e por onde eles passam), ser autêntico, provocar as emoções das pessoas e focar na interatividade. A logística do marketing de guerrilha é extremamente importante, já que normalmente tais ações são feitas em locais públicos, assim é necessário saber de que forma será disposta.

A estratégia de marketing de guerrilha funciona de forma agregadora para as empresas, sobretudo para empresas de pequeno porte. É importante lembrar que os resultados não são mensurados facilmente e, a melhor maneira de trazer grande visibilidade é que a ação viralize. Isso significa que a estratégia deve ser bem estruturada.

EXEMPLOS DE EMPRESAS QUE UTILIZAM A ESTRATÉGIA:

Título: Imagem 1 – Campanha dentista.

Fonte: blog.luz.vc.

Esse é um bom exemplo de uma ação de marketing de guerrilha que não necessitou de grande investimento. Um dentista disponibilizou seu contato através de um dente feito de papel e cartolina em volta de um poste. É possível perceber a influência da estratégia nessa ação em particular, já que foi necessário saber onde seu público alvo se encontrava para saber onde colocar.

Título: Imagem 2 – Campanha Frontline.

Fonte: Resultados Digitais.

A frontline é uma marca que auxilia no tratamento de pulgas. A empresa plotou a imagem de um cachorro no chão de um shopping e ao ser visto de cima, parecia que as pessoas passando pelo andar eram pulgas. Eles usaram a frase “tirem eles do seu cachorro” e um cachorro se coçando, deixando um grande lembrete na mente de qualquer um que visse a ação.

Título: Imagem 3 – Campanha Kit Kat.

Fonte: Klickpages.

Esse é o exemplo de uma empresa de maior porte, que fez uma ação que parece simples, mas foi bem pensada. A Kit Kat espalhou bancos que se assemelham a uma barra de chocolate deles pela cidade, para que tanto as pessoas que se sentassem, como as que passassem fossem lembradas do chocolate.

  • Por Beatriz Pires

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