Inteligência de mercado: esteja sempre um passo a frente dos seus concorrentes

 

Conhecida também como Business Inteligence, a inteligência de mercado consiste em um método tecnológico feito para auxiliar as empresas na melhor tomada de decisão a partir da coleta de informações e interpretação de dados, em um mundo inundado destes, impulsionado de tal maneira o crescimento do seu negócio.

Contar com uma inteligência de mercado é projetar tendências e estar sempre um passo a frente dos demais, fazendo com que o empresário deixe apenas de reagir e passe a agir, destacando-se em seu mercado.

Assim, a seguir serão apresentados 5 motivos que fazem da inteligência de mercado, um método essencial para maximizar os resultados do seu negócio:

 

1. MELHORA A RELAÇÃO DOS CLIENTES COM A SUA EMPRESA

 

Além de deixar o empresário sempre pronto para a ação, a inteligência de mercado pode estreitar a relação com os clientes, uma vez que todos os dados colhidos a partir destes, por exemplo, são filtrados e, os realmente úteis, impulsionam tomadas de decisão que acabam refletindo em boas ideias. Atendendo às necessidades dos clientes através de uma percepção sagaz, aumentando assim a chance deste se tornar um fidelizado.

 

2. PROPORCIONA INFORMAÇÕES ASSERTIVAS NA MEDIDA CERTA

 

A quantidade de informação que se encontra atualmente no mercado é imensurável. No entanto, graças o avanço da tecnologia e com o Business Inteligence, todas essas informações culminam em trazer o sucesso da sua empresa. Através de Softwares especializados, é possível colher todos os dados principais, fazendo o seu negócio crescer a partir da análise e cruzamento destes. É importante lembrar que o excesso de informação leva à desinformação, portanto se apropriar de métodos, como a inteligência de mercado abre caminhos para maximizar os resultados do seu negócio.

 

3. MENSURA O SEU NEGÓCIO

 

Com a inteligência de mercado é possível mensurar de maneira mais assertiva o seu negócio, projetando tendências e deixando o empresário mais seguro quanto à tomada de decisão, que com o auxílio deste método possui chances seguras de realmente dar certo. Através de sistemas, como a métrica, sistema de mensuração que quantiza alguns comportamentos ou variáveis, por exemplo custos fixos, volume das vendas e prospecções. Sistemas como esse são essenciais para gerir o negócio.

 

4. AGREGA VALOR AO FUNIL DE VENDAS

 

Através da inteligência de mercado, se torna realidade ser mais assertivo no momento de fechamento de novos projetos, uma vez que é possível conhecer de maneira mais minuciosa o mercado em que se encontra o negócio. Com o método de inteligência de mercado é possível deter diversas informações, tais que auxiliem não só em mensurar o seu negócio e aprimorar a relação com os clientes, mas também conhecer as melhores oportunidades que o mercado tem a oferecer. Dessa maneira o empresário que possuir tais informações, estará sempre um passo à frente dos seus concorrentes.

 

5. FACILITA AÇÕES E REDUZ GASTOS

 

Por ser responsável pela captação de dados e cruzamento destes no intuito de, principalmente, auxiliar na tomada de decisão do empresário, a inteligência de mercado mensura da melhor maneira o seu público ideal, que além de ajudar no funil de vendas, redireciona as ações para o público que de fato deve ser atendido. Sendo assim, por tabela também reduz gastos, já que o marketing do negócio vai agir de maneira mais direta.

 

Sendo assim, é possível afirmar que a coleta de dados e o seu melhor aproveitamento, por meio da inteligência de mercado, busca sempre atender às necessidades dos seus clientes e do próprio negócio, impulsionando sempre a melhores resultados.  Dessa forma, a Primus Consultoria se mostra disposta a sanar qualquer dúvida sobre o assunto e a auxiliar os membros do seu negócio a como aproveitar os dados do mercado em que o seu empreendimento se encontra, da melhor maneira possível.

 

Por Juliana Caldeira

 


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