Entenda a importância da cultura organizacional!

A cultura organizacional pode ser definida como um conjunto de práticas e valores dentro de uma empresa, ou seja, a identidade do próprio negócio. Ela se baseia em um sistema de normas, crenças e expectativas para moldar o comportamento do seu funcionário, e assim, atingir resultados positivos para a organização. Importante ressaltar que a criação de uma cultura traz vários benefícios, como o senso de pertencimento dos trabalhadores, engajamento, produtividade, regras bem definidas e maior destaque perante os concorrentes.


Imagem 1 – fonte https://abrapetite.com.br

Como criar uma cultura organizacional forte?

A cultura organizacional de qualquer empresa surge de forma espontânea, manifestada principalmente pelos valores, práticas, hábitos, crenças e comportamentos dos funcionários dentro da rotina diária de trabalho. No entanto, o setor de RH pode moldar e influenciar essa cultura, tornando-a forte, clara e alinhada com os objetivos da organização.

Diante disso, para se criar uma cultura organizacional forte, alguns passos devem ser seguidos e implementados. Confira a seguir:

Missão, visão e valores

O primeiro passo para criar uma cultura organizacional forte é a definição da missão, visão e valores do negócio. Esses três tópicos são utilizados para motivar, inspirar e engajar os funcionários.

A missão é o propósito fundamental da empresa e contribui de forma direta para o surgimento de uma identidade. Já a visão representa como o negócio deseja ser visto no futuro, podendo ocorrer modificações no momento que o objetivo for alcançado. Por fim, os valores são os princípios seguidos por toda a equipe de dentro da organização.

 

Liderança

Possuir um bom exemplo dentro da equipe é muito importante para a implementação de uma cultura organizacional forte. Por esse motivo, o líder deve adotar boas práticas e seguir os valores da empresa, influenciando de maneira direta todos os funcionários. Além disso, a liderança precisa aproximar e criar um ideal comum entre os colaboradores.

 

Política interna

A política interna é o conjunto de normas e regras que buscam esclarecer para a equipe os objetivos da empresa. Dessa forma, para se ter uma cultura organizacional forte, as políticas devem ser claras e possuir uma linguagem de fácil compreensão. Além disso, quando tiver necessidade, o setor de RH precisa alinhar e explicar cada item para seus funcionários.

 

Captação da cultura

Para que o ambiente de trabalho não seja prejudicado, a cultura organizacional da empresa deve ser captada por todos os funcionários. Dessa forma, o setor de RH e a liderança necessitam divulgá-la através de panfletos, palestras, reuniões, internet e campanhas.

 

EXEMPLOS DE EMPRESAS COM UMA CULTURA ORGANIZACIONAL FORTE:

O sucesso de muitas empresas está ligado a cultura organizacional bem desenvolvida. Desde o processo seletivo, elas já deixam claro que a cultura da organização é prioridade e só contratam pessoas que consigam captá-la. Confira a seguir algumas dessas grandes empresas:

  • Apple

A Apple se preocupa muito com a estrutura interna do seu negócio, e por isso, é considerada uma das maiores referências em cultura organizacional. A empresa estimula a inovação, criatividade e liberdade do funcionário, valorizando seus talentos e incentivando o trabalho em equipe.

  • Netflix

A cultura organizacional da Netflix está ligada a criatividade, liberdade, responsabilidade e disciplina do colaborador. Os valores e habilidades dos funcionários são postos em prática para conseguir alcançar uma alta produtividade, e com isso, render grandes resultados. Importante ressaltar que, nesses últimos anos, a Netflix vem se tornando uma grande referência para outras organizações.

  • Google

O Google é considerado uma das maiores referências em cultura organizacional no mercado, se destacando por proporcionar o bem-estar dos seus funcionários e por colher grandes resultados. Essa companhia também preza pela criatividade e diversão, oferecendo vários benefícios, como liberdade de horários e autonomia no trabalho.

 

Qual a importância da cultura organizacional?

Além de tudo que já foi relatado acima, a cultura organizacional se mostra muito importante em qualquer empresa. Ela proporciona melhor qualidade de vida, saúde física e mental, oportunidade de crescimento, motivação, menores taxas de turnover e felicidade do funcionário no trabalho.

  • Por Lara Gouvêa

O QUE ACHOU DO ARTIGO?

Deixe suas dúvidas nos comentários ou entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo! Você também pode agendar um diagnóstico gratuito clicando aqui ou entrando em contato através do telefone (71) 98218-2625.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresça seu Negócio com Nossos Materiais

Em um mundo cada vez mais digital e exponencial, estar conectado a todas as tendências de gestão é um imenso desafio. Mas, existem opções confiáveis e a Primus Consultoria é uma delas.
Deixe seu e-mail e esteja sempre atualizado.