HOLOCRACIA: Como essa estratégia ajudou a zappos se tornar um case de sucesso!

Quando uma empresa não vai bem no mercado ou quando o clima organizacional dentro dela vai de mal a pior, é comum ver uma quantidade considerável de funcionários saindo da empresa. Mas afinal, caso isso aconteça, será que é a hora de fechar as portas da firma? Neste conteúdo explicaremos melhor uma técnica pouco conhecida pelos gestores, mas que pode ajudar a salvar um negócio que precise de uma mudança urgente na gestão do negócio. Além disso, apresentaremos um case de sucesso para ajudar a entender melhor como essa estratégia funciona na prática.

 

O que é a Holocracia?

A holocracia, nada mais é que uma técnica na qual o seu ponto chave é a distribuição da autoridade de uma empresa. A hierarquia existente deverá ser deixada de lado para que haja um maior foco em buscar os resultados esperados por todos dentro da empresa. Este sistema foi criado pelo americano Brian Robertson e é voltado para a melhoria na gestão do negócio.

O principal objetivo dessa ferramenta se fundamenta em transformar a tomada de decisão dentro da empresa, tornando-a mais ágil. Mas se engana quem pensa que não há nenhuma hierarquia nessa técnica, pois apesar de haver uma maior distribuição da autonomia entre os funcionários, existe uma hierarquia de círculos. Esta permite que os maiores indiquem os propósitos e os resultados esperados dos menores, podendo ser alterado ou excluído, caso não esteja de acordo com o que foi preestabelecido.

 

Benefícios da Holocracia:

Além dos pontos positivos já mencionados anteriormente como, o aumento da agilidade na tomada de decisão, a holocracia também pode contribuir para uma melhora no clima organizacional da empresa. Isso ocorrerá, pois, uma vez que haja o equilíbrio entre os poderes impostos pela hierarquia, os colaboradores ficarão incentivados já que, ao invés de estarem sempre recebendo ordens, eles estarão engajados e com maior poder de decisão dentro da organização

 

Case de sucesso – Zappos:

A Zappos, empresa norte-americana de vendas de calçados, utiliza da estratégia de holocracia e, atualmente, é uma grande referência no mercado quando se trata do assunto. Essa novidade causou espanto e desconfiança para profissionais de RH e para os concorrentes, porém poucos esperavam que essa técnica ia ser responsável por fazer com que a Zappos passasse a faturar em pouco tempo, mais de U$ 2 bilhões por ano. Foram testadas diversas práticas através de “hacks” que foram implementadas em toda a organização. Um dos testes feitos foi o de pagar US$ 2000,00 para alguns funcionários deixarem a empresa após receberem os treinamentos iniciais. Pode parecer incompetência ou irresponsabilidade, mas no caso da Zappos, serviu para formar uma equipe de alta qualidade e gerando um ambiente de trabalho cada vez mais saudável. Dentro da empresa, existe um senso de colaboração que funciona muito bem entres seus colaboradores, onde eles mantêm o poder de decisão e ajudam uns aos outros nas necessidades do dia a dia. O exemplo mais evidente na Zappos, são os mais de 600 funcionários presentes no atendimento ao cliente, onde eles possuem uma grande autonomia e o foco é fazer os clientes satisfeitos.

  • Por Hugo Vidal

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