Golden Circle alavancando sua vida profissional e pessoal

Em algum momento você já se perguntou o porquê que algumas empresas fazem mais sucesso e possuem mais clientes fidelizados do que outras, mesmo possuindo o mesmo poder de investimento, profissionais qualificados e acesso às mesmas tecnologias? Ou porque uma personalidade conseguiu ser um exemplo de liderança, influenciar e inspirar milhares de pessoas ao redor do mundo? Simon Sinek, autor britânico-americano e consultor organizacional, consegue explicar o porquê que isso acontece a partir do conceito do Golden Circle (Círculo Dourado).

O que é?

O Golden Circle é um conceito que explica qual é o diferencial que grandes empresas e lideranças possuem em relação à outras. Simon percebeu que aqueles que se destacam, pensam, agem e se comunicam da mesma forma tornando-os capazes de inspirar e criar um grande engajamento com o seu público e, consequentemente, impactar o mundo.

O objetivo do círculo dourado é criar e desenvolver valor para uma ideia, negócio ou campanha. É uma metodologia simples mas com um grande poder de impacto positivo, capaz de tornar as organizações mais inspiradoras e aumentar o seu sucesso no mercado.

Podemos simbolizar a ideia do Golden Circle, a partir de três círculos. O primeiro (maior) representa “o quê”, o segundo é menor e está dentro do primeiro, representando o “como” e o terceiro círculo é ainda menor, simbolizando o “porquê”.

 

O quê?

No ambiente corporativo e dos negócios, a maioria das empresas ou praticamente todas sabem “o que” fazem, qual produto vende, qual serviço oferece.

Como?

Uma menor quantidade de empresas sabe “como” fazem, quais as características do seu produto, qual seu diferencial, como é feito/ desenvolvido seu produto ou serviço.

Porquê?

Por fim quando pensamos no “porquê”, ou seja seu propósito ou a causa que defende, o número de organizações que o conhecem é mais baixo ainda, e é aí que mora o perigo.

A maioria das empresas conhecem o que fazem e como fazem, seja um produto ou serviço, mas por não possuir um propósito bem definido, não saber qual causa defende, acabam não conseguindo comunicar-se da melhor forma com o seu público/clientes.

Golden circle melhorando sua vida profissional

 

O que diferencia as empresas de sucesso das demais:

Analisando o círculo dourado podemos perceber que a maioria dos negócios pensam de fora para dentro e por isso não conhecem o seu “porquê”. Simon Sinek explica que enquanto a maioria das empresas pensam de fora para dentro, os líderes e organizações bem sucedidas pensam, agem e se comunicam de dentro para fora do círculo. Em outras palavras as empresas que se destacam possuem um propósito bem definido, que serve como balizador de suas iniciativas e é a causa da sua existência.

Se nós observarmos empresas como a Apple ou personalidades como Mahatma Gandhi, todos eles possuem ou possuíam um ideal muito claro, o que fizeram persistir mesmo nos momentos de adversidades.

 

DESCUBRA O SEU PORQUÊ:

Conheça o “porquê” do seu negócio. Como foi dito anteriormente as empresas bem sucedidas começam com essa definição bem clara, entre as lideranças e todos os funcionários, e esse é um ponto fundamental para o seu sucesso. Por mais redundante que pareça é preciso pensar e saber o “porquê” você faz o que faz e qual a causa por trás de suas ações e atitudes.

A partir do momento em que você define o seu “porquê”, fica mais fácil entender o que motiva as pessoas a serem seus clientes, o que motivou aquele lead a se tornar seu cliente. Quando uma empresa não possui esse autoconhecimento e não compreende o que motiva os seus clientes, acabam utilizando de táticas manipuladoras para atrair clientes. Essa técnica pode até funcionar a curto prazo, mas quando pensamos a longo prazo conhecer o seu “porquê” é muito mais efetivo.

 

MOTIVOS PARA TER O SEU PORQUÊ

O “porquê” inspira as pessoas. Quando o seu público/clientes conhecem o seu propósito, ideal ou causa, eles passam a confiar na sua empresa, gerando fidelidade por possuírem a mesma crença que sua organização.

Uma empresa que podemos usar como exemplo é a Harley Davidson. Existem diversas empresas de motocicletas espalhadas pelo mundo, mas o que leva a Harley a se destacar da maioria e ter fãs em vez de simples clientes? Vejamos o “porquê” da marca: “Realizamos sonhos de liberdade pessoal.” O propósito da Harley Davidson vai além de produzir excelentes motocicletas. Eles possuem uma causa que inspira milhares de pessoas, que são capazes de defender a marca e chegar ao ponto de tatuarem e carregá-la em sua pele.

Ao observarmos a Harley Davidson podemos perceber que ela se comunica de dentro para fora do círculo, diferente de grande parte das suas concorrentes. Veja:

A maioria das empresas se comunicam da seguinte forma:

Nós fabricamos motocicletas (o quê), nossas motos possuem tecnologia de última geração, fabricadas em indústrias especializadas com um preço acessível (como), quer comprar uma?

A Harley comunica-se de uma maneira totalmente diferente:

Nós somos a Harley Davidson, nos empenhamos em realizar o seu sonho de liberdade pessoal e de expressar o seu próprio estilo (porquê), temos o compromisso de oferecer experiências excepcionais sempre com inovação(como). E se é isso que você deseja, compre uma Harley (o quê).

A forma como a empresa se comunica é totalmente diferente, gerando valor para o seu produto, sem precisar oferecer descontos ou utilizar de táticas manipuladoras para conquistar os seus clientes.

Outra empresa que podemos pensar é a Ambev, que possui como causa unir as pessoas por um mundo melhor, um ideal tão grandioso quanto a empresa. E é isso que inspira seus colaboradores e clientes. Conseguimos tornar esse “porquê” tangível a partir de suas ações, posicionamentos e como ela se comunica com o público.

 

PODEMOS CONCLUIR QUE:

“Pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz” – Simon Sinek

No momento em que você encontra o seu ideal e entende o que motiva o seu cliente, a venda fica muito mais fácil de ser concretizada.

“O objetivo é fazer negócio com as pessoas que acreditam no que você acredita”

Ao encontrar o seu “porquê”, seu objetivo é fazer negócio com pessoas que acreditam no mesmo que sua empresa.

Conseguiu entender a importância do círculo dourado para o sucesso de uma organização? Você tem de forma clara o seu porquê ou o da sua empresa? A partir do que foi apresentado fica claro como uma mudança na forma de pensamento pode tornar o seu empreendimento mais eficiente.

  • Por Caique Sacramento


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