Novos negócios: Franquear ou investir na minha idéia?

Saiba o que é mais vantajoso e garanta o retorno sobre seu investimento.

 

Poucas pessoas sabem, mas é possível que a primeira franquia do mundo seja a Igreja Católica. Para expandir a religião, o Vaticano, utilizou do sistema franchising e concedeu os direitos da marca para que pessoas de fora da organização pudessem abrir suas próprias instituições. Os padres como franqueados, abriram suas paróquias, as franquias, em diferentes locais. Seguindo o mesmo “manual”, a Bíblia Sagrada e recolhendo o dízimo de seus frequentadores para o pagamento do “royalty” do franqueado, a própria Igreja Católica. Esta franquia, além de tudo, possui uma logomarca única e mundialmente conhecida, a cruz.

Já no mundo empresarial, o sistema franchising se popularizou com as redes de restaurantes, principalmente do segmento fast-food, que através desse método conseguiram uma expansão absurda, e hoje estão presentes, em quase todo o globo. Uma loja do Mc Donalds, por exemplo, em qualquer lugar do mundo segue o mesmo padrão de estrutura, atendimento e produtos vendidos. Cada franqueado é dono apenas de um estabelecimento, ganha pelo lucro gerado por ele, enquanto a marca arrecada royalty de todos os seus franqueados.

Para um empresário com o desejo de empreender um novo negócio, a escolha entre um negócio independente e uma franquia é uma questão a se pensar. Abrir uma franquia possui riscos muito menores em relação a um negócio próprio, no que tange o desafio da inserção no mercado. Porém, em um negócio próprio a liberdade do empresário é infinitamente maior.

 

Entre os benefícios de optar por uma franquia, podemos destacar:

 

– Marca já ser conhecida no mercado em seu segmento;

– O franqueador fornece ao franqueado todo o know-how da gestão de seu estabelecimento, tanto para a abertura com o plano de negócio, quanto para os processos da empresa;

– A padronização dos processos mantém o padrão de qualidade do serviço;

 

Porém não são só vantagens, e existem também desvantagens para o franqueado, como é possível listar:

 

– Normalmente, limita muita a liberdade do franqueado, nada que venha interferir na imagem da marca, mesmo que positivamente, pode ser feito sem aprovação;

– O franqueado deverá pagar mensalmente os royalties, e uma taxa de abertura de franquia no início do negócio;

 

Já com relação a possibilidade de Abrir seu próprio negócio, podemos destacar como vantagens:

 

– O investimento inicial ser menor por não existir o pagamento de uso de marca alguma;

– Autonomia de gestão por parte do empresário;

 

Entre as desvantagens, é possível pontuar:

 

– Baixo reconhecimento da marca e necessidade de maior investimento em Marketing;

– Construção dos processos de forma a organizar o negócio;

– Dificuldade em expansão do negócio;

 

A Primus Consultoria Empresarial, com suas soluções personalizadas e 26 anos de mercado, vem ajudando empreendedores a realizar esta decisão de forma mais assertiva. Os projetos de viabilidade mercadológica e financeira dão embasamento ao empresário na hora de realizar sua decisão. Estes projetos dão respostas diretas do público, através de pesquisas, da garantia de sucesso da abertura daquele negócio. A viabilidade financeira traz os dados do investimento necessário, o seu tempo de retorno, e se a opção é realmente a mais viável para aplicar o seu dinheiro.

A Primus tem um histórico muito vasto, e positivo, de projetos realizados para franqueados, podendo destacar o serviço de plano de marketing, com foco em entender o público do estabelecimento, segmentar e atingir de forma mais assertiva em suas ações de publicidade.

 

Está com intenção de abrir um novo negócio? Seja ele Franquia ou seu negócio próprio, Conheça as soluções da Primus Consultoria Empresarial para você!

 

 


O QUE ACHOU DO ARTIGO?

Deixe suas dúvidas nos comentários ou entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo! Você também pode agendar um diagnóstico gratuito clicando aqui ou entrando em contato através do telefone (71) 3273-8508.

Comentários

  • Lucio

    junho 27, 2019

    Muito bom, gostei. Informação que acrescentou bastante pra mim.

  • Lucio Trindade

    julho 03, 2019

    Pesquisando sobre o assunto encontrei esse post, interessante, vou acompanhar o blog de agora em diante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresça seu Negócio com Nossos Materiais

Em um mundo cada vez mais digital e exponencial, estar conectado a todas as tendências de gestão é um imenso desafio. Mas, existem opções confiáveis e a Primus Consultoria é uma delas.
Deixe seu e-mail e esteja sempre atualizado.