Descubra as melhores estratégias de fidelização de clientes no mercado de restaurantes

Conseguir a atenção dos consumidores e fazer com que eles se tornem clientes fidelizados é um desejo comum das empresas. Isso porque a fidelização de clientes traz diversos benefícios para o negócio, já que um cliente satisfeito compra duas vezes e ainda colabora com o marketing “boca a boca”.

Visto isso, os restaurantes estão buscando inovações como uma forma de atrativo para fidelizar a clientela. Porém, é preciso entender que os modelos tradicionais de restaurantes não geram o diferencial necessário para atrair e reter clientes. Isso porque os clientes têm buscado não só por boas refeições, eles buscam a experiência que o estabelecimento promove.

 

Diante disso, listamos abaixo algumas técnicas que, potencializam a capacidade de fidelização do seu estabelecimento!

 

1. Economia de experiência

 

A economia de experiência é um conceito criado por especialistas em mercado pela universidade de Harvard que afirma que as empresas devem priorizar a promoção e vendas de experiências únicas para transformar o seu público de valor e capturar seu publico alvo. A proposição de experiências ofertada pelo local não é somente o ato de entreter os clientes, mas de engajá-los no processo, tornando àquela vivência inesquecível.

Sendo um restaurante, é importante levar em consideração que, quanto mais sentidos forem explorados, mais memorável será a experiência passada para o cliente. Para despertar esses sentidos, qualquer coisa vale: a apresentação do prato, a cheiro da comida e do ambiente, a iluminação, a música, o atendimento… todos esses aspectos vão influenciar no gosto do consumidor.

 

2. Aplicar feedbacks

 

A aplicação dos feedbacks recebidos pelos clientes é uma ótima forma de deixá-los satisfeitos, pois eles podem possuir uma visão diferente dos problemas do restaurante, que muitas vezes passam despercebidos. Além disso, dar a voz aos clientes causa uma sensação de pertencimento, de que eles são essenciais para o restaurante.

Então é importante perguntar aos seus clientes informações como: o motivo da escolha do restaurante, a avaliação em relação a qualidade da comida, avaliação do atendimento entre outras. pontuação afim de potencializar os seus pontos fortes e melhorar os pontos fracos.

Estas informações podem ser coletadas através de pesquisas de satisfação impressas e distribuídas no momento de pagamento da conta, ou até mesmo online, facilitando o acesso através do aparelho eletrônico do cliente.

 

3. Foco nas redes sociais

 

Para os clientes, a experiência começa antes mesmo de escolher um restaurante para fazer a refeição. Antes de tudo, os clientes procuram saber a reputação de todos os possíveis restaurantes apropriados para a refeição desejada, e o que outras pessoas estão dizendo sobre eles. Na procura, os clientes podem ver fotos do ambiente, as opções de pratos e bebidas, e o que mais o restaurante tem a oferecer.

Dessa forma, é fundamental para o restaurante, o investimento nas redes sociais, apostando na divulgação de fotos do local, ambiente, pratos e feedbacks tentando manter sempre a interação com os clientes do local.

Uma ótima estratégia para captação de novos clientes através das redes sociais é a de gerar engajamento através de sorteios, garantindo uma grande visibilidade com os comentários e curtidas dos clientes.

 

Essas são algumas técnicas de fidelização de clientes para restaurantes. Fidelizar clientes custa de 5 a 7 vezes menos que captá-los, por isso é tão importante saber o seu nicho de mercado e qual a experiência que deseja ser passada para os consumidores do seu restaurante.

Nós da Primus Consultoria realizamos o serviço de plano de marketing, onde essas técnicas, somadas a outras, são utilizadas afim de aumentar e reter a sua cartela de clientes.

 

Por Sofia Borges

 


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