Garanta uma melhor experiência com o cliente

Você já deve ter ouvido falar que estamos vivenciando a era da Experiência. Mas você sabe o que significa? Atualmente as empresas têm focado não só na qualidade dos produtos, mas também na experiência com o cliente juntamente a sua marca. Essa necessidade surgiu a partir da existência de novos concorrentes e no desenvolvimento da tecnologia, que tornou os clientes muito mais exigentes.

Por diversas vezes, a marca que vai te agradar não necessariamente será aquela que te oferecerá o melhor produto ou serviço, mas a que terá o melhor atendimento e um pós-venda agradável. Segundo um dado de Harvard Business Review, “73% dos líderes de negócios afirmam que fornecer uma experiência de cliente relevante e confiável é fundamental para o desempenho geral dos negócios da empresa hoje. 93% concordam que será ainda mais daqui a dois anos.”

E para ter essa experiência com o cliente, não basta contar apenas um bom atendimento presencial. Com a tecnologia, os compradores estão presentes não só nas lojas físicas, mas também nas lojas da internet. Por isso, a marca precisa criar um meio de acompanhar os seus clientes durante toda a jornada de compra, sendo ela online ou offline. E para isso, a marca precisa realizar uma análise de canais a partir de uma boa pesquisa sobre os seus compradores, já que é preciso decifrar o comportamento do consumidor para criar uma linguagem compatível com a realidade dele.

Além da presença nos diversos canais existentes, é necessário que as empresas também se importem com as opiniões dos seus clientes, para através disso poder traçar estratégias de melhoria com relação a experiência dos mesmos. Por meio disso, a marca vai conseguir garantir a fidelização daqueles que tiveram uma experiência na loja. A fidelização acontece porque os seus clientes querem ser ouvidos e valorizados. Por esse motivo, as empresas devem se preocupar e responder todo feedback reportado pelos consumidores.

Desta forma, vamos lhe apresentar 3 princípios básicos da experiência do cliente:

1º: Conheça o seu cliente

Para conhecer o seu cliente por completo, é preciso fazer uma coleta de dados dos mesmos. Essa ação é necessária para personalizar o atendimento e as experiências disponíveis na loja. 

Com esses dados, você consegue transformar um potencial inconveniente em um benefício positivo.

Vale lembrar que essa coleta de dados do cliente deve estar atualizada. Sabendo que o mercado é extremamente volátil, algumas empresas decidem por realizar pesquisas de mercado (para conhecer o seu público) duas vezes ao ano.

 

2º: Escute o seu cliente

O seu cliente sempre tem algo para falar. Então tente tirar essa opinião dele. Hoje em dia existem diversos app’s que colhem o feedback do cliente de forma rápida e anônima. 

Desse jeito você pode sempre aprimorar os processos existentes no seu negócio para o desejo do cliente. Isso é uma oportunidade de envolvimento que dá ao consumidor esse senso de pertencimento e propriedade.

 

3º: Valorize o seu cliente

O cliente moderno não tolera mais atividades que não vão agregar em nada ao seu dia. Este consumidor quer se sentir valorizado com o famoso “valor agregado” da marca em questão. 

Por estar sempre atarefado, esse cliente moderno não quer perder tempo nas lojas. Por isso que as empresas precisam respeitar o tempo e a opinião dos clientes, já que estes devem receber o maior foco.

 

Após todas as dicas, agregar valor na sua loja ficou mais simples. Sabendo do impacto causado pela experiência do cliente, faz com que você esteja um passo à frente dos seus concorrentes. De qualquer forma, estamos sempre disponíveis para te ajudar a aprimorar o seu negócio!

 

  • Por Silvania Argolo

 


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