Importância de uma boa estruturação financeira!

No mercado altamente globalizado em que vivemos hoje e com uma concorrência fortemente acirrada, as empresas perceberam a necessidade de se diferenciar a fim de estar a frente de seu tempo. E, para se destacar, é fundamental que estas organizações tenham uma saúde financeira equilibrada e bem estruturada.

Dessa forma, os processos e estruturas de uma empresa estão diretamente relacionadas ao bom desempenho que ela tem em seu mercado de atuação, uma vez que para ter uma boa posição é preciso funcionar bem.

Em razão disso, a estruturação financeira possui um papel de grande relevância e nesse blog post você vai entender como a Primus Consultoria Empresarial atua diretamente no aumento da saúde financeira de seus clientes.

Mas o que é uma estruturação financeira?

Este serviço consiste em organizar os dados financeiros de uma empresa em categorias a fim de que se consiga visualizar com mais facilidade os gastos da organização. Além disso, o grande diferencial deste serviço é poder aplicar ferramentas financeiras que vão indicar se o negócio vai bem ou não, melhorando assim o processo de tomada de decisão dos gestores.

 

Contudo, antes de organizar estas categorias, a Primus Consultoria realiza um estudo ambiental do negócio, analisando fatores como sazonalidade de vendas e forças econômicas que influenciam a empresa. Depois disso, é possível realizar a precificação dos produtos e serviços do estabelecimento, identificando os custos que estão relacionados ao seu processo produtivo.

É importante salientar que nesta análise também são identificados alguns gastos que não estão diretamente relacionados ao processo produtivo, para eles damos o nome de despesas, e a identificação delas é de grande importância para a análise crítica que é feita ao final do serviço.

Desse modo, estas categorias passam a ser chamadas de custos, despesas, investimentos, impostos, lucro, entre outras. E, uma vez identificadas estas classes, o serviço de estruturação financeira possibilita à empresa construir o seu Demonstrativo de Resultado do Exercício – DRE. Com este demonstrativo, é possível visualizar de uma forma simples e prática onde a empresa está aplicando o seu dinheiro (se é mais em custos ou mais em despesas), se os impostos estão muito altos ou se está havendo muitos juros, por exemplo.

 

E não para por aí, este serviço também conta com a aplicação de ferramentas e indicadores financeiros a fim de que se possa levar mais embasamento técnico para o cliente. A título de exemplo podemos citar a Curva ABC, que consiste em analisar o percentual de contribuição de cada produto ou serviço na receita da empresa, classificando-os em níveis de importância. Isso possibilita uma melhor gestão de estoque ao gestor.

E, como indicador financeiro, também podemos citar o ponto de equilíbrio, que serve para indicar o mínimo de receita que a empresa precisa gerar para igualar aos seus gastos e não decorrer em prejuízo.

Por fim, com estes insumos, a Primus Consultoria consegue identificar os pontos de melhoria que a empresa pode investir, indicando os caminhos mais assertivos para solucioná-los e levando um dos maiores benefícios que um negócio pode ter em tempos de alta globalização: uma saúde financeira bem equilibrada.

  • Por Luís Alberto

O QUE ACHOU DO ARTIGO?

Deixe suas dúvidas nos comentários ou entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo! Você também pode agendar um diagnóstico gratuito clicando aqui ou entrando em contato através do telefone (71) 98218-2625.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresça seu Negócio com Nossos Materiais

Em um mundo cada vez mais digital e exponencial, estar conectado a todas as tendências de gestão é um imenso desafio. Mas, existem opções confiáveis e a Primus Consultoria é uma delas.
Deixe seu e-mail e esteja sempre atualizado.