Estrutura Organizacional: saiba como atingir os seus objetivos estratégicos

Saiba qual melhor tipo de estrutura organizacional para sua empresa possa atingir os objetivos estratégicos.

CONCEITO

A estrutura organizacional integra o planejamento estratégico da empresa, uma vez que visa atingir os objetivos e a as metas estipuladas pela direção. Diz respeito ao nível de hierarquia adotada pela organização, sendo caracterizada pela alocação dos recursos humanos, através da divisão de setores, cargos e tarefas, bem como dos recursos físicos e financeiros. 

Apresenta, portanto, como deve ser a relação entre os líderes e os liderados, e de que forma sua comunicação deve ser mantida. A assertividade das atividades relaciona-se com o papel que cada colaborador assume, de acordo com suas especialidades, bem como com o gerenciamento eficaz dos processos. 

 

TIPOS

A escolha do tipo de estrutura organizacional mais adequada à cultura da empresa é de fundamental importância para que o negócio alcance seus objetivos estratégicos. 

A estrutura formal segue o modelo tradicional de negócio, com hierarquias bem definidas de acordo com o nível de autoridade, apresentando uma cadeia de comando e comunicação vertical. Já a estrutura informal promove maior interação entre os colaboradores de diferentes cargos, com comunicação horizontal, que proporciona maior compartilhamento de conhecimentos entre os mesmos. A seguir constam os principais tipos de estruturas organizacionais

– Linear: a estrutura organizacional linear possui a forma piramidal e é caracterizada por ser verticalizada, com autoridade de cima para baixo: da alta administração aos níveis inferiores. Seus pontos predominantes são a hierarquia, a unidade de comando, centralização de decisões, responsabilidades bem definidas e a priorização pelo cumprimento de ordens.

 

fluxograma estrutura organizacional linear

– Funcional: a estrutura funcional segue o modelo tradicional de uma organização, com cargos definidos de acordo com sua especialização. Nesse tipo de estrutura é possível encontrar departamentos distintos, em que o colaborador responde ao superior responsável pela área. O gestor de cada área toma decisões voltadas especificamente ao seu departamento, sem qualquer interferência nos demais. 

fluxograma estrutura organizacional funcional

– Linha-Staff: a estrutura empresarial linha-staff reúne características das estruturas linear e funcional, com predominância da primeira. O que a diferencia é a presença de órgãos de apoio especializados que dão suporte ao negócio através de consultorias, quando determinada área necessita de assessoria.

fluxograma estrutura organizacional linha staff

– Divisional: a estrutura divisional caracteriza-se por setores distintos que compreendem divisões de produção, sendo cada um deles autossuficientes e responsáveis pelo produto ou serviço. Esse modelo de negócio garante autonomia e independência nas tomadas de decisão.

Resultado de imagem para estrutura organizacional divisional

– Matricial: a estrutura matricial possui áreas interdependentes, direcionadas pelos responsáveis do setor e do projeto vigente. Cada área possui a estrutura ideal para a realização das suas atividades. Um dos seus pontos positivos é maior participação das pessoas, aumentando a contribuição individual e a participação nas tomadas de decisão.

Resultado de imagem para estrutura organizacional matricial

– Processos: a estrutura por processos compreende uma série de etapas necessárias à fabricação de um produto final, sendo que cada setor abarca um estágio no processo de produção. Pelo fato de cada área ser responsável por suas próprias atividades, essa é uma estrutura horizontal.

Resultado de imagem para estrutura organizacional processos

– Projetos: esse tipo de estrutura caracteriza-se por ser horizontal, com departamentalização por projetos. Cada equipe que assume um projeto trata diretamente com o cliente, atendendo as suas necessidades estipuladas no contrato. No término de cada projeto, os colaboradores podem ser realocados com outras equipes para atender a uma nova demanda. Esse modelo de negócio permite maior flexibilidade e facilidade em lidar com mudanças.

Resultado de imagem para estrutura organizacional projetos

Após apresentados os tipos de estrutura organizacional, fica claro a importância da mesma para alcançar os objetivos desejados pela empresa. Vale lembrar que cada tipo de estrutura organizacional se relaciona com cenários diferentes de cada empresa, então é preciso analisar qual das estruturas existentes mais faz sentido para a sua realidade.

  • Por Camila Montenegro

O QUE ACHOU DO ARTIGO?

Deixe suas dúvidas nos comentários ou entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo! Você também pode agendar um diagnóstico gratuito clicando aqui ou entrando em contato através do telefone (71) 3273-8508.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresça seu Negócio com Nossos Materiais

Em um mundo cada vez mais digital e exponencial, estar conectado a todas as tendências de gestão é um imenso desafio. Mas, existem opções confiáveis e a Primus Consultoria é uma delas.
Deixe seu e-mail e esteja sempre atualizado.