Estratégias de pós-venda para sua empresa!

A nomenclatura de pós-venda está voltada a área de marketing, comercial e ao atendimento ao cliente. O pós- venda é definido por um conjunto de ações estratégicas que as empresas realizam após a compra, com o intuito de manter contato com o cliente para desenvolver uma relação, dar suporte, possíveis retornos de compras, demonstrar a importância e satisfação do consumidor e por fim tentar fidelizá-lo.

 

Quais são os benefícios de pós-venda?

Habitualmente as pessoas conectam o pós-venda somente a retenção de clientes, por ser o principal benefício que essa estratégia traz. Entretanto, há diversas vantagens que o pós-venda oferece, e que são de extrema importância. Essas estratégias devem ser cultivadas  nas empresas para que ganhem potência e alavanquem as vendas no mercado. A título de exemplo, um ponto positivo da pós-venda é a garantia de satisfação do cliente, imprescindível para a potencialização dos pontos positivos e correção de falhas que a empresa obteve durante a compra do cliente. Ademais, o contato de pós-venda possibilita uma nova oportunidade de negociação com o consumidor, ou seja, abre porta para oferecer novos serviços e apresentar as novidades da empresa.

 

Estratégias de pós-venda e como podem ser aplicadas:

O Follow up é uma das estratégias fundamentais do pós venda e se caracteriza por ser o primeiro contato realizado. É a partir dele que há a definição do seu relacionamento com o cliente. Após a compra, é importante enviar ao consumidor pesquisa de satisfação em relação ao atendimento, se o produto adquirido atingiu as suas expectativas e até mesmo qual a probabilidade dele indicar a sua marca. No follow up não é o momento para pensar em vender.

Dando continuidade, a estratégia de Perfil do cliente é compreendida a partir das informações coletadas no primeiro contato. É importante fazer um mapeamento delas para criar um perfil desse cliente e poder manter contato de uma forma personalizada, antecipando suas necessidades e enviando ofertas que se encaixem no seu perfil, por exemplo, enviar descontos ou presentes na data de aniversário do cliente ou em datas comemorativas na qual ele se encaixa.

A terceira estratégia que pode ser aplicada é a de Programas de fidelização, consiste em dar benefícios extras para os clientes fidelizados, podendo ser aplicada em forma de descontos, presentes ou até parcerias com outras empresas, é uma forma dos clientes se sentirem recompensados por comprar na sua empresa. Esse é um dos métodos de pós-venda mais utilizados e que pode ser implementado por empresas de qualquer porte.

A última estratégia bastante proveitosa é o Marketing de conteúdo, é a elaboração de conteúdo de qualidade para seu cliente, e não somente propaganda dos seus produtos. É interessante mostrar conhecimento total dos seus produtos, suas funcionalidades, dicas de uso e solução dos problemas.

Em suma, o pós-venda é de extrema relevância para o cliente compreender a seriedade e importância que a empresa apresenta desde o primeiro contato de atendimento até a finalização da compra, incluindo o pós-venda. Do mesmo modo que para as empresas é significante saber feedbacks, ter uma relação próxima com os clientes, colocar em prática as estratégias, para que assim potencializem os pontos positivos e as falhas que possam ocorrer.

  • Por Lais Mota

O QUE ACHOU DO ARTIGO?

Deixe suas dúvidas nos comentários ou entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo! Você também pode agendar um diagnóstico gratuito clicando aqui ou entrando em contato através do telefone (71) 98218-2625.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresça seu Negócio com Nossos Materiais

Em um mundo cada vez mais digital e exponencial, estar conectado a todas as tendências de gestão é um imenso desafio. Mas, existem opções confiáveis e a Primus Consultoria é uma delas.
Deixe seu e-mail e esteja sempre atualizado.