Estratégia SEO: Melhore a visibilidade da sua página nos sites de busca.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca). É uma estratégia que aborda técnicas para otimizar a busca online de forma orgânica, ou seja, sem pagar por isso. Essa ferramenta possibilita a otimização da sua presença online para ganhar destaque digitalmente, proporcionando um bom ranqueamento da sua página e/ou conteúdo nos mecanismos de busca. Estes mecanismos procuram por conteúdos que sejam relevantes para o usuário.

No Google por exemplo, são utilizados robôs para rastrear os sites/blogs e organizar todas as informações encontradas. Quando o usuário faz uma busca, o Google identifica as páginas que apresentam o conteúdo de melhor qualidade e de maior relevância.

Você deve estar se perguntando como melhorar sua posição nos sites de busca. É possível encontrar mais de 200 fatores que influenciam o ranqueamento de uma página. Iremos trazer alguns que são básicos, porém essenciais dentro da estratégia SEO.

Os primeiros fatores são os On-Page. Estes estão relacionados ao interior do site, e devem ser trabalhados de forma que os mecanismos identifiquem que o seu conteúdo possui respostas para o que o usuário está buscando.

A qualidade do conteúdo é um dos fatores principais para o ranqueamento, assim o conteúdo deve ser elaborado de forma completa e sem cópia de outros textos. Além disso, o tamanho do conteúdo deve ser ideal para o seu público. O título que aparecerá para o leitor e a URL devem ser de fácil entendimento.

As palavras-chave também devem ser atentadas sendo utilizadas com cautela para que o texto não fique repetitivo. Outros fatores também avaliados são o tempo de carregamento da página e quanto tempo o usuário gasta nela. Atualmente o design adaptável para mobiles é primordial para o posicionamento da página.

Já os fatores Off-Page são externos ao site, eles falam sobre a autoridade do conteúdo disponibilizado e como outros sites utilizam a página como referência. O segundo aspecto principal para o ranqueamento é o link building. O link building funciona a partir da obtenção de backlinks, esses backlinks representam os links que outros sites disponibilizam indicando o seu site. A cada vez que o conteúdo é usado como referência em outro site, está indicando a qualidade dele.  De maneira concomitante, as redes sociais também são avaliadas quando  outros usuários mencionam o seu site em publicações. Outro fator é o tempo de domínio que você possui, quanto mais antigo, mais autoridade. Junto isso, a quantidade de conteúdos postados também influencia na autoridade do site.

 

Como utilizar a estratégia?

De acordo com a Protofuse, menos de 10% das pessoas avançam para a segunda página de resultados de uma busca no Google. Sendo assim, é fundamental estar na primeira página para que o seu conteúdo seja acessado, gerando tráfego e potenciais clientes.

Primeiramente, você deve analisar a fundo o perfil do seu público-alvo, compreender muito bem suas características para poder realizar um conteúdo direcionado. Entenda as possíveis dúvidas que possam existir para produzir conteúdos ricos e que façam sentido para o perfil do cliente.

Após entender quem é o foco do conteúdo, é necessário definir o objetivo ao estar utilizando esta estratégia, e o que ela fará para você. O principal motivo para utilizá-la é aumentar o tráfego organicamente. Isso é alcançado a partir da escolha de palavras-chave, logo, é necessário procurar por palavras-chave que o seu público costuma utilizar durante as buscas. Existem dois tipos de palavras-chave, e elas devem ser usadas corretamente para melhorar o ranqueamento.

  • Head tail keyword – São palavras-chave de cauda curta, ou seja, palavras que possuem um alto volume de busca, porém de forma mais ampla. E é exatamente por isso que elas devem ser utilizadas de maneira estratégica, pois existe uma grande concorrência de conteúdos para uma única palavra-chave genérica.

 

  • Long tail keyword – Estas são palavras-chave de cauda longa, isto é, palavras mais específicas do que a anterior. Elas são usadas juntamente com a palavra principal, trazendo variações desta. Isso acontece para que quando o leitor faça uma pesquisa, ele seja direcionado para o conteúdo desejado. Consequentemente, você irá atender as necessidades dele e tirar suas dúvidas rapidamente.

Exemplo: Se você buscasse por ‘’Consultoria’’ seria uma head tail e iram aparecer diversos tipos/lugares/conteúdos de consultoria. Já adicionando as long tails, como por exemplo ‘’consultoria empresarial salvador’’ já seria algo mais específico, e reduziria os conteúdos disponíveis, te direcionando ao que você realmente procura. Logo, você deve entender seu público para utilizar o tipo de palavra-chave correto, a fim de atender o usuário.

Os fatores que influenciam o ranqueamento, citados anteriormente, devem ser levados em consideração, com o intuito de otimizar o conteúdo e a estrutura On-Page e Off-Page, para que assim você consiga melhorar sua posição nos sites de busca. Além disso, é necessário que seja realizado um acompanhamento dos conteúdos disponibilizados, para que possam ser realizadas atualizações sobre esses.

DICA: Lembre-se de quando utilizar alguma imagem, deve-se detalhar ela em forma de texto, pois os robôs do Google, por exemplo, não são capazes de visualizá-las e você perde a qualidade do conteúdo.

 

Vantagens da estratégia

A estratégia SEO apresenta diversos benefícios para quem a usa, e eles estão interligados. Vamos pensar da seguinte maneira, após utilizar todas as técnicas da estratégia, você produz um conteúdo de extrema qualidade para seu público-alvo. Os sites de busca identificam isso, e o seu conteúdo ocupa uma boa posição neles. Desta forma, vai gerar autoridade, mostrando que foi elaborado um conteúdo de qualidade. Consequentemente sua página terá um aumento no tráfego, gerando potenciais clientes e vendas para você.

A ferramenta SEO é uma das importantes estratégias para se posicionar digitalmente. Por ser realizada organicamente, ela é bastante utilizada por várias empresas, sites e blogs. Portanto, é de extrema importância conhecê-la e utilizá-la da melhor maneira possível para garantir resultados almejados.

  • Por Rafaela Cucco

 


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