O que é a estratégia kernel e como utilizá-la!

A Estratégia Kernel é um modelo constantemente utilizado no setor de marketing que abrange o planejamento e a execução das ações tomadas por uma empresa. Esse modelo tem como base três etapas: o diagnóstico, o desenvolvimento de uma política orientadora e a criação de um conjunto de ações táticas. Assim, teremos ao final dessa estratégia um plano de ação eficiente para trazer melhores resultados para sua empresa.

A seguir, mostraremos como cada uma das etapas funcionam da maneira mais prática e simples possível, sem jargões técnicos ou enrolações.

 

O diagnóstico, a primeira etapa:

A primeira etapa tem como objetivo mudar a forma como o processo no setor de marketing de uma determinada empresa é realizado. Aqui, o objetivo será refletir sobre a ações passadas do setor, encontrar e diagnosticar os erros mais relevantes, que justamente são os que prejudicam seu empreendimento. A partir daí, devemos criar um ambiente colaborativo para que os responsáveis pelas ações de marketing da sua empresa busquem dialogar e refletir sobre todas atitudes tomadas no passado e como poderiam otimizar suas ações, tendo como objetivo melhorar o processo de como as decisões serão tomadas.

Sabemos que nem sempre conseguimos tomar as melhores decisões em todas as situações que nos encontramos, por isso, reconhecer os próprios erros e corrigi-los é fundamental para se obter sucesso e quando falamos de empresas o cenário não muda. Organizações nada mais são do que um conglomerado de pessoas que trabalham por uma missão em comum, seja ela cuidar de idosos, vender os melhores computadores ou construir os mais altos prédios. E pessoas sempre estarão sujeitas ao erro.

E com base nisso que podemos afirmar que o erro faz parte das organizações e justamente, por mais contraditório que possa parecer, será a falha  e a observação da mesma que ajudará no crescimento do negócio.

Assim, o foco dessa primeira etapa está na análise crítica de como as coisas foram feitas e na profunda reflexão de como as coisas poderiam ser melhoradas.

 

Uma política orientadora, a segunda etapa:

Depois de ser realizado um diagnóstico dos gargalos do setor de marketing da empresa, devemos focar na criação de uma política orientadora ou, como gostamos de chamar, mapa dos tesouros. Sim, sabemos que isso pode parecer algo chato e de outro mundo, mas na verdade não é, pois todos nós necessitamos de um estratégia pré-estabelecida para alcançar o sucesso, seja um time de futebol que deseja conquistar um título ou uma equipe de marketing que deseja expandir o alcance da sua marca ou, por exemplo, captar um número maior de potenciais clientes para suas redes sociais.

O fato é que sem uma estratégia não conseguimos ter êxito em nada, por isso que devemos desenhar esse mapa dos tesouros de forma que, todos gargalos presentes no setor de marketing sejam devidamente sanados e que sirva como uma verdadeira bússola orientadora para que os membros responsáveis por esse setor consigam impactar mais pessoas e, consequentemente, gerar mais receita para a sua conta bancária. Agora entendeu o porquê de ‘’mapa dos tesouros’’?

Nessa segunda etapa, será posto um apanhado de missões que passarão a ser executadas, como por exemplo: contatar clientes para colher um feedback como jamais antes feito, realizar ações sociais para engajar seus seguidores, realizar lives com pessoas de renome da sua área de atuação ou até mesmo enviar e-mails promocionais para seus clientes antigos de maneira correta. O que importa aqui é agregar valor à empresa e otimizar tal setor.

 

Mãos à obra e lá vamos nós, terceira etapa:

Nessa última etapa, colocaremos um conjunto de ações táticas em prática para tirar todas ideias de melhorias vistas anteriormente na política orientadora, ou melhor, o mapa dos tesouros. Assim, ao final da implementação da estratégia consegue-se trazer melhores resultados para o seu negócio, seja ele grande e consolidado, ou pequeno que ainda esteja em estágio de crescimento.

O foco será pôr um fim nas ações que trazem malefícios à empresa, ampliar as ações que trazem bons resultados e, até mesmo, trazer inovações a empresa que facilmente podem ser obtidas através de empresas especializadas em dar suporte à empreendedores.

Agora, mãos à obra! Está na hora de aumentar os resultados da sua empresa e alcançar novos ares, porém saiba que essa preciosa ferramenta é somente uma agulha no mar de palhas de soluções que a Primus Consultoria Empresarial tem para oferecer e alavancar o seu negócio.

  • Por Gabriel Mourthé

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