ENDOMARKTING REMOTO: Como engajar seu time à distância!

Diante do nosso contexto atual de trabalho remoto, necessitamos de ferramentas e ações que engajem os membros da empresa para que não ocorra a falta de produtividade e, principalmente, a falta de comunicação, podendo gerar uma crise interna decorrente do afastamento social. Toda essa necessidade surge pela mudança drástica que várias empresas estão enfrentando devido ao isolamento social, por isso a adaptação é essencial para que a equipe de trabalho não se sinta desmotivada.

Uma estratégia que é altamente conhecida entre as empresas para motivar e engajar os membros, é o endomarketing. Segundo a Rockcontent, endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na organização. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover. Para isso, são realizadas várias ações internas que façam os colaboradores se tornarem embaixadores da marca, estarem satisfeitos com seu trabalho na empresa e, consequentemente, motivados e engajados para realizar suas atividades que culminam em bons resultados para a empresa.

Mas afinal, como realizar um endomarketing com toda a equipe trabalhando remotamente? Nós da Primus Consultoria, separamos várias dicas que podem ajudar a motivar os membros da sua empresa nesse período de trabalho remoto.

 

ENDOMARKTING REMOTO: COMO ENGAJAR SEU TIME A DISTÂNCIA!

O primeiro passo para realizar o endomarketing remoto é ter estruturado como será a rotina e comunicação da empresa durante o período de isolamento. É através dessa estruturação que os colaboradores, vão se adaptar à dinâmica de home office.

E como realizar essa estruturação?

  1. Prepare os gestores para a mudança

Mudanças significativas como, a adoção de um sistema de trabalho remoto, podem assustar muitas pessoas no início. Os gestores podem se mostrar resistentes ao novo formato e não saber como avaliar e coordenar uma equipe na qual nem todos estão fisicamente presentes. Então é necessário que sua empresa esteja atenta a essas questões e prepare seus gestores com capacitações e orientações.

  1. Organize a infraestrutura do seu colaborador

Esteja atualizado sobre a estrutura que seu colaborador tem em casa para que exerça um home office de qualidade nesse período de quarentena. Para viabilizar o trabalho e engajamento no home office, os funcionários necessitam de alguns elementos básicos para ter um bom desempenho.

  1. Defina métodos para monitorar resultados

É importante você definir com sua equipe como será o acompanhamento e auxílio de suas atividades. Para isso, existem opções de reuniões online como, Hangouts Meet ou no Zoom, e plataformas de gerenciamento de projetos como o Asana e o Trello.

  1. Estimule a comunicação interna

É difícil viabilizar mais engajamento em um ambiente remoto se os gestores não fortalecerem a comunicação com sua equipe. Os canais devem ser transparentes e eficazes, ou seja, em nenhum momento o funcionário deve se sentir “solto” ou “esquecido”.

  1. Oriente seus colaboradores

Assim como os gestores, os funcionários também precisam se adaptar à um formato diferente de trabalho. Por isso, vale a pena recomendar dicas de boas práticas  para guiar as pessoas sobre como será a rotina de trabalho remoto. Dessa maneira, evitam-se conflitos e desentendimentos.

Com todas essas questões alinhadas, é o momento de procurar estratégias para manter sua equipe motivada em meio ao isolamento social. A seguir iremos dar algumas dicas de como realizar o endomarketing remoto com seu time à distância.

  • Exercite a empatia:

O isolamento social costuma ser estressante para todos na empresa, podendo gerar conflitos. Para dar conta dessa questão, praticar a empatia é essencial. O exercício da empatia é a capacidade de se imaginar no lugar do outro, para saber como você se sentiria caso estivesse na mesma situação vivenciada pela pessoa. Bons líderes precisam ser empáticos, independente do crachá. E isso contribui também na construção de uma gestão horizontal, alinhada com o novo mundo de trabalho.

  • Crie uma rede de apoio mútuo:

Os gestores podem ficar esgotados se atenderem às necessidades de todos os membros da equipe de vez. Para distribuir essa responsabilidade, organize os membros da equipe em pares, com um deles sendo o orientado e o outro, o orientador. Esse modelo de liderança compartilhada cria uma segunda camada de apoio mútuo e serve como uma proteção contra o isolamento.

  • Avalie regulamente os níveis de estresse e engajamento:

Deixe claro para os membros da sua equipe que sua principal preocupação é o bem-estar deles. Reserve um tempo para monitorar o engajamento, fazendo periodicamente duas perguntas rápidas a cada membro da equipe. Primeiro, em uma escala de zero a 10, avalie o nível de estresse que você sente atualmente. Segundo, usando a mesma escala, avalie seu nível de envolvimento geral. Nem sempre sua intuição vai funcionar. As respostas quantitativas podem ajudar nisso.

A partir das respostas, crie ações de apoio psicológico ao seu colaborador. Isso ajudará a sua empresa a lidar com as consequências causadas pelo afastamento social.

  • Crie conexões através da videoconferência:

As reuniões por videoconferência podem ser eficazes e estão sendo bastante utilizadas por inúmeras empresas. Com a ferramenta, é possível entender expressões e linguagem corporal, diferente do que aconteceria em uma ligação por telefone. A videoconferência força os participantes a se concentrarem, permite execução mais eficiente e melhor tomada de decisão. Durante as reuniões, permita que os funcionários compartilhem fatos divertidos sobre o que aconteceu com eles ― mesmo que seja situações pessoais. Pergunte: “o que seus filhos fizeram hoje? Como você está usando o tempo em que estaria no transporte? Está tendo alguma dificuldade? No que podemos ajudá-lo?”. Essas perguntas criarão um elo entre a empresa e a equipe ― mesmo que à distância. Lembre-se: as reuniões longas devem ser divididas em partes menores durante a semana. Duas horas é o limite máximo para um envolvimento eficaz em tele presença.

As videoconferências também podem ser um espaço para uma surpresa de aniversário, um café online e até mesmo uma conversa distraída ao final do expediente. É importante que a tele presença seja utilizada como uma ferramenta para realizar alguma atividade que exigia o contato físico e social da sua equipe.

  • Treine e capacite seus colaboradores:

As pessoas gostam quando a empresa promove treinamentos com o intuito de aumentar a qualificação deles.

Essa estratégia não só ajuda a melhorar as práticas internas como também eleva o nível de satisfação dos colaboradores, uma vez que a empresa demonstra a preocupação em desenvolvê-los profissionalmente.

 

A IMPORTÂNCIA DO ENDOMARKETING REMOTO:

Uma estratégia de endomarketing interno bem elaborada, beneficia a empresa de diversas formas, em vários níveis e em todas as áreas, principalmente, no cenário em que estamos vivemos atualmente.
O endomarketing vai refletir no modo que a sua equipe irá encarar essa nova acomodação perante o isolamento social. Dentre os benefícios que essa estratégia proporciona, listamos algumas para vocês:

  1. Colaboradores mais motivados;
  2. Equipe leal à empresa;
  3. Aumento da produtividade;
  4. Aumento de 25% na performance dos membros;
  5. Sentimento de valorização e pertencimento em relação à empresa.
  • Por Brenda Queiroz

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