Saiba como melhorar o engajamento de seus colaboradores

 

 

Antes de ter clientes engajados com a marca de uma empresa, é necessário garantir que os colaboradores estejam engajados e envolvidos com o propósito da organização. Com isso, torna-se cada vez mais importante criar estratégias para recrutar, selecionar e reter talentos em uma empresa. É bastante comum, ao analisar métodos de como engajar os funcionários, pensar em políticas adequadas de remuneração. Porém, apesar de ser importante, esse tipo de política não é suficiente. Por isso, vale pensar em uma estratégia mais assertiva para obter o resultado desejado.

 

A estratégia do Employer Branding

O employer branding é considerado uma estratégia que envolve um conjunto de ações com os colaboradores, a fim de promover um maior bem-estar, engajamento e retenção dos mesmos, visando a construção e manutenção de uma imagem positiva da empresa junto aos seus colaboradores. É importante frisar que essa prática se dá a longo prazo e que antes, para uma implementação bem-sucedida, é preciso definir e entender os valores que sustentam o negócio.

Hoje em dia o mercado está cada vez mais competitivo, havendo uma necessidade constante de organizações que possuam valores intangíveis para se diferenciar da concorrência. Por isso, as empresas estão adotando o employer branding como forma de recrutar e manter os melhores colaboradores, para dessa forma se sobressair entre esses concorrentes.

Além da sua importância com relação a imagem para com os concorrentes, o employer branding também acaba tendo um impacto positivo nos níveis de produtividade de uma empresa. Não é difícil imaginar porque isso acontece: se o colaborador está mais satisfeito com o seu trabalho e tem orgulho da empresa que presta serviço, o mesmo procura redobrar os esforços, a fim de corresponder às expectativas do seu empregador. Em aspectos financeiros, a principal contribuição de um employer branding se dá em relação à redução de custos nos processos de recrutamento e seleção, pois através de uma boa reputação, torna-se mais fácil atrair pessoas mais qualificadas, reduzindo assim em 43%, em média, o volume de recursos geralmente usados para contratação de um candidato, segundo o Linkedin.

Ao considerar ainda a importância dessa estratégia para o mercado, vale considerar os efeitos positivos sobre a relação com os fornecedores. Quanto melhor a imagem da empresa, mais fácil estabelecer boas negociações, uma vez que os fornecedores entendem que podem agregar valor à sua operação quando se associam às empresas que possuem boa reputação.

 

Como construir um Employer Branding na sua empresa

Entendida a importância de fazer com que a empresa esteja entre as mais desejadas para se trabalhar, cabe agora identificar os aspectos que ajudam a construir essa reputação. O primeiro passo para construção do employer branding está na identificação dos pilares estratégicos da empresa e na definição dos valores que sustentam o negócio. É recomendada a existência de uma dimensão estratégica da organização, estabelecendo assim missão, visão e valores que estejam condizentes com o negócio. Parece óbvio, mas nem todas as empresas dão a devida atenção para essas premissas. Após definida essas premissas, deve-se estabelecer um planejamento, documentando tudo que será feito, considerando os objetivos, os recursos, assim como os prazos, para obter um resultado assertivo.

Para implementar o employer branding deve-se ter claro os objetivos, além de uma estratégia bem definida. Então:

– Prepare as lideranças que forem importantes, tendo claro seus papeis e responsabilidades.

– Defina a mensagem que se quer passar na comunicação: tenha um discurso claro, de fácil entendimento e que permita uma interação agradável.

– Analise também o quadro atual da empresa: faça um levantamento da percepção atual dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho.

– É importante considerar fatores mensuráveis (remuneração, pacote de benefícios, assistência médica, etc.) e não mensuráveis (estilos de liderança, transparência, ética, etc.). Após listar todos esses fatores e a frequência com que são considerados como relevantes para os colaboradores, utilize os resultados para ter como base os passos para tornar a empresa referência.

– Preze pela boa comunicação: É de extrema importância valorizar e trocar ideias com os colaboradores em busca de um constante aprimoramento. Para auxiliar na prática da boa comunicação, elabore um material com informações relevantes sobre a cultura organizacional e sobre o negócio, além de expor as boas práticas da organização e ouvir os profissionais da empresa.

– Identifique o perfil desejado: defina o público alvo para o recrutamento, além dos conhecimentos e das habilidades que ele deve possuir.

– Estabeleça atrativos para atingir o público alvo.

– Tenha o marketing digital como aliado – o marketing digital como ser usado como uma boa estratégia para atrair novos talentos ou manter os colaboradores engajados: deixe as redes sociais sempre atualizadas e atrativas; compartilhe a cultura organizacional; divulgue depoimentos de funcionários; mostre o dia a dia da empresa, estimule os colaboradores a produzir conteúdo, etc.

 

Para se diferenciar no mercado, ter os profissionais mais produtivos e engajados é uma premissa desafiadora. Entender a importância, o que é e como implantar o employer branding pode ser um dos primeiros passos para esse diferencial. Assim sendo, é preciso despender esforços para elaborar as estratégias mais assertivas e os resultados irão surgir com o tempo.

  • Por Brenda Leal

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