E-mail marketing: entenda quais são os benefícios dessa estratégia para sua empresa

Diante da competitividade em diversos setores da economia, fica evidente a necessidade de inovação dentro das empresas. A oferta de produtos e serviços tem aumentado gradativamente e isso faz com que a concorrência se torne uma preocupação cada vez maior. Nesse sentido, as pessoas passam a ter mais autonomia e maior poder de escolha, selecionando de forma criteriosa as empresas que irão suprir seus desejos e necessidades. Por isso, o cliente é tão valorizado nos dias atuais e saber se relacionar com ele é fundamental para o sucesso de uma empresa.

Dessa forma, o e-mail marketing pode contribuir e muito para estreitar o relacionamento do negócio com o seu público-alvo, alcançando um maior faturamento e fortalecimento da marca em seu mercado atuante.

O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo o envio de e-mails com conteúdo de valor para destinatários já segmentados, ou seja, é uma forma de comunicação que ocorre entre a empresa e seus clientes ou possíveis clientes. Nessa perspectiva, é importante salientar que o e-mail marketing não se trata de e-mails aleatórios enviados para um grupo qualquer de pessoas e não se aplica com a prática de “mala direta”, a qual compreende uma comunicação em massa, sem efeitos significativos sobre os públicos de interesse da empresa. É importante que o e-mail tenha um motivo consistente e acrescente vantagens para todos que irão recebê-lo, sendo capaz de transmitir uma proposta de valor proveniente da empresa.

Além da interatividade que o e-mail marketing fornece, existem outros benefícios que são relevantes para o negócio com a utilização dessa estratégia, pois ela permite a personalização das mensagens que serão enviadas, garantindo que cada pessoa se sinta importante diante da empresa, o que é muito valorizado pelos consumidores. Imagine que você sempre vai às compras em um mesmo pet shop e no seu cadastro consta a data de aniversário do seu pet. Como você se sentiria caso recebesse um e-mail Marketing da empresa oferecendo um brinde ou um desconto para que você compre o presente lá? Certamente você iria ser surpreendido e se tornaria um fã do pet shop, indicando o estabelecimento para todos os seus amigos, e é justamente essa relação de valor que é importante para a imagem da empresa.

Além disso, os custos com e-mail marketing são mínimos se comparados com outras estratégias para o alcance de clientes, como propagandas, mídia paga e realização de eventos, por exemplo. Dessa forma, é possível ter um grande alcance de público, com o melhor retorno sobre investimento. Os benefícios que o e-mail marketing oferece são realmente significativos e se você aplicar tudo que irá aprender nesse conteúdo, certamente alcançará bons resultados para o seu negócio. Mas então, por onde começar? Antes de tudo é importante entender o conceito de funil de vendas, o que vai trazer sentido para as campanhas de e-mail marketing, afinal, uma empresa além de cultivar um bom relacionamento com seus clientes, precisa vender e gerar lucro.

O funil de vendas representa um padrão de consumo, o qual demonstra o percurso que a maioria das pessoas devem seguir até a concretização da venda. O e-mail marketing, por sua vez, possui uma relação direta com esse percurso, pois o conteúdo das mensagens busca nutrir e qualificar cada contato para que esse possam ir descendo até o fundo do funil, tornando-se clientes. Na ilustração abaixo, é possível perceber que esse funil é dividido em três partes:

Título: Funil de vendas
Fonte: https://www.freshmedia.com.br/etapas-do-funil-de-vendas, 2019

 

Topo de funil: abrange os visitantes do seu site, blog ou rede social. É nessa fase que ocorre a descoberta sobre determinado assunto, a partir de um conteúdo mais objetivo apresentado pela empresa. Quando os visitantes passam a ser nutridos com outros conteúdos, mais ricos que os primeiros, acabam se tornando leads, fase em que tomam consciência do problema.

Meio do funil: após a fase em que os leads são qualificados, estes vão para o meio do funil, onde existem as oportunidades. Esse momento é crucial e o lead precisa ser convertido em cliente, por isso, é a fase de enviar conteúdos ainda mais completos e personalizados que demonstram soluções para o problema do lead.

Fundo do funil: após a fase de descobrimento, a pessoa toma consciência de que tem um problema e considera as opções para solucioná-lo, a partir de todo o processo de qualificação e nutrição do antigo visitante. Dessa forma, o contato já está pronto para ser abordado com algum produto ou serviço da empresa, que deve representar a solução que o cliente precisa.

Dicas:

Separamos algumas dicas para que a estratégia de E-mail marketing seja ainda mais efetiva!

  1. Construa uma lista de contatos
  2. Segmente a sua lista de contatos
  3. Determine quais são os tipos de e-mail marketing que serão utilizados
  4. Cadastre-se em uma ferramenta de automatização
  5. Crie seus templates
  6. Estabeleça um calendário
  7. Mensure os seus resultados
  • Por Jessica Vaz

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