A importância da DRE para a saúde financeira da empresa!

Você já ouviu falar do termo DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)? Essa é uma é uma ferramenta comumente utilizada para avaliar a saúde financeira e lucratividade de uma empresa uma vez que, permite identificar se o negócio está tendo lucro ou prejuízo. Este relatório contábil demonstra, de forma resumida, todas as operações realizadas pela empresa. Neste é apresentado as contas de receitas, contas de despesas, investimentos, custos e provisões apuradas, evidenciando de forma clara a formação do resultado líquido da empresa.

 

Qual a estrutura básica de uma DRE?

O Artigo 187 da Lei das Sociedades Anônimas determina quais elementos a demonstração do resultado do exercício discriminará, são esses:

  1. A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;
  2. A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;
  3. As despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;
  4. O lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;
  5. O resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;
  6. As participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;
  7. O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

 

Como fazer uma DRE:

A demonstração do resultados do exercício deve sempre obedecer ao princípio do regime de competência, assim deverá conter todas as receitas, despesas e custos, incluindo a data que ocorreram.

Em síntese, a estrutura de uma DRE é feita do seguinte modo:

  • Receita Bruta de Vendas
  • (-) Deduções e Abatimentos
  • (=) Receita Líquida de Vendas
  • (-) CPV/CMV/CSP 
  • (=) Resultado Bruto
  • (-) Despesas com Vendas
  • (-) Despesas Administrativas
  • (-) Outras Despesas
  • (+) Outras Receitas
  • (-) Despesas Financeiras
  • (+) Receitas Financeiras
  • (=) Resultado Antes do IR/CSLL

É importante lembrar que de acordo com a Lei nº 11.638/07, a demonstração do resultado é obrigatória para as empresas brasileiras, e a depender do porte da empresa, pode sofrer adaptações, garantindo assim uma análise mais clara da realidade do negócio em questão.

Aqui são outros modelos de como a DRE pode ser estruturada:

Título: Exemplo 1 – DRE

Fonte: Blog Cefis

Título: Exemplo 2 – DRE

Fonte: Blog Cefis

Lembrando que quanto mais informação a DRE tiver, maior será o controle operacional.

 

 Importância da DRE na saúde financeira de uma empresa:

Além de ser um documento obrigatório para qualquer empresa, a DRE fornece uma visão mais ampla das operações financeiras das empresas. Isso permite aos gestores avaliarem a capacidade de gerar lucro ou prejuízo mais facilmente, tornando assim mais prática a realização de mudanças, sejam elas para enxugar custos ou para novos investimentos. O que está em questão são possíveis adaptações para que os resultados almejados sejam atingidos.

Além disso, com este documento, pode-se determinar a eficiência das ações administrativas de uma empresa. Sendo assim, além de todos os fatores previstos em lei, a DRE também cumpre a função de ser um “medidor” da qualidade da gestão empresarial.

Dessa forma, pode-se afirmar que este documento é de extrema importância para a saúde vital de qualquer empresa, visto que sua utilização não será apenas para fins fiscais e trará também a possibilidade de uma análise real da situação da empresa, averiguando criticamente os números apresentados.

  • Por Maria Eduarda Borges


O QUE ACHOU DO ARTIGO?

Deixe suas dúvidas nos comentários ou entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo! Você também pode agendar um diagnóstico gratuito clicando aqui ou entrando em contato através do telefone (71) 98218-2625.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresça seu Negócio com Nossos Materiais

Em um mundo cada vez mais digital e exponencial, estar conectado a todas as tendências de gestão é um imenso desafio. Mas, existem opções confiáveis e a Primus Consultoria é uma delas.
Deixe seu e-mail e esteja sempre atualizado.