Missão, Visão e Valores: Entenda o que é a Dimensão Estratégica

A dimensão estratégica busca guiar as empresas em relação aos clientes e ao mercado. É um conjunto de ideias que ajuda na definição das estratégias de uma organização, para que seus objetivos sejam alcançados. Essa estratégia é balizada a partir de três pilares, sendo esses: missão, visão e valores que norteiam uma empresa.

E o que significa cada um desses pilares?

A missão representa o propósito pelo qual a empresa existe, ou seja, qual o seu foco de atuação. O que pode ajudar a descobrir qual a missão da empresa é se perguntar: “o que a empresa realiza?”, “qual o motivo da empresa existir?” e “qual o público da empresa?”.

  • Exemplos de missão de algumas empresas:

Primus Consultoria – Desenvolver jovens com potencial de transformação para impactar na sociedade.

Google – É organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.

 

A visão representa como a empresa quer ser vista no futuro. A visão é criada para um período pré-determinado e por isso ela pode ser alterada de acordo com o período em que a empresa se encontra. O que pode ajudar a descobrir qual a visão da empresa é se perguntar: “onde a empresa quer chegar?” e “para onde os investimentos estão guiando a empresa?”.

  • Exemplos de visão de algumas empresas:

Primus Consultoria – Ser cluster 5 até 2020 e ser reconhecido pelo MEJ baiano.

Duratex – Ser empresa de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento.

 

Os valores são os princípios que a empresa segue, é como a empresa deve se apresentar para o mercado e para os clientes. Após a missão e visão serem determinadas, é necessário saber quais os princípios e/ou crenças que devem ser seguidos pela organização através do seu comportamento, decisões e atitudes. É importante que os valores sejam seguidos à risca por toda a empresa servindo como diretrizes.

  • Exemplos de valores de algumas empresas:

Primus Consultoria – Sou dono, me viro e faço parte de um time.

Vale – Agir de forma correta, a vida em primeiro lugar, valorizar quem faz a nossa empresa, crescer e evoluir juntos, cuidar do nosso planeta, e fazer acontecer.

 

Os objetivos representam para onde devem ser direcionados os esforços da empresa, ou seja, sua finalidade. Para a definição dos objetivos é importante que se utilize critérios, como número de clientes, faturamento ou o próprio mercado. É importante também que os objetivos sejam sempre possíveis de medir através de indicadores, assim será possível avaliá-los em uma certa quantidade de tempo ou em determinadas etapas.

  • Exemplos de objetivos:

Aumentar a satisfação dos clientes em 15%.

Firmar parcerias com universidades para capacitação dos colaboradores e/ou dos membros.

Qual a importância da dimensão estratégica para uma empresa?

É através da missão, visão e valores que você engaja, motiva, e inspira a sua equipe. Essa estratégia auxilia no norteamento e na busca de resultados e é por este motivo que é necessário entender e aplicar estes conceitos em uma empresa. A partir destas três etapas os empresários conseguem estabelecer um planejamento estratégico para suas empresas.

  • Por Maria Eduarda Borges

O QUE ACHOU DO ARTIGO?

Deixe suas dúvidas nos comentários ou entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo! Você também pode agendar um diagnóstico gratuito clicando aqui ou entrando em contato através do telefone (71) 3273-8508.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresça seu Negócio com Nossos Materiais

Em um mundo cada vez mais digital e exponencial, estar conectado a todas as tendências de gestão é um imenso desafio. Mas, existem opções confiáveis e a Primus Consultoria é uma delas.
Deixe seu e-mail e esteja sempre atualizado.