Cultura Organizacional

Primeiramente, o que é cultura organizacional?

Cultura Organizacional diz respeito as práticas, comportamentos e hábitos dos membros de uma empresa. Falar de cultura, é falar de valores, princípios e crenças de uma corporação. Por conta disso, é um conceito que aborda da rotina de uma empresa, funcionando com uma diretriz que guia o comportamento dos colaboradores.

 

Agora que já sabe o que ela significa, saiba como a cultura organizacional impacta no dia-a-dia da sua empresa.

 

Tendo como principal função guiar as atitudes no cotidiano, alinhando os colaboradores ao propósito da empresa, a cultura organizacional proporciona um senso de pertencimento nos colaboradores. Desta forma, eles se tornam mais engajados com as causas da empresa, contribuindo ainda mais para o seu crescimento e impulsionando os seus resultados.

Os principais benefícios que uma cultura fortemente internalizada pode proporcionar para uma empresa é a dedicação, a motivação, o comprometimento e o engajamento dos seus membros.

 

E como posso definir a cultura organizacional da minha empresa?

 

Para alcançar esse senso de pertencimento, o famoso “vestir a camisa da empresa”, é necessário que a cultura esteja clara para todos os membros da organização. Uma forma de consolidá-la é através da missão, visão e valores.

 

Mas lembre-se: não basta definir uma frase bonita que não signifique nada para os membros da empresa!

 

A missão deve transparecer a razão da existência da empresa, o seu propósito.

A visão deve representar onde a empresa deseja chegar no futuro, o que ela deseja alcançar. Diferente da missão, a visão costuma mudar de tempos em tempos, uma vez que a organização já tenha atingido o objetivo traçado.

Os valores são os princípios que orientam as atitudes dos colaboradores, são as suas crenças e convicções.

Os três juntos formam a dimensão estratégica da empresa, que faz parte de sua cultura.

Apesar da cultura de uma organização ser moldada constantemente por seus novos membros, ao final do dia, quem definirá para onde a organização está indo serão as pessoas com maior influência. E não, isso não quer dizer que os sócios ou fundadores serão sempre os criadores da cultura organizacional, mas eles são os principais elementos, por definirem suas metas para o futuro.

É fundamental que as pessoas de maior influência na organização alinhem o que será bem aceito e praticado. Qual será o medidor de um bom trabalho? Seremos abertos a novas ideias? Aceitaremos inovação? Valorizaremos o aprendizado? Seremos uma empresa mais rígida? Tudo isso passa pela liderança e a importância de uma mensagem clara e repetida.

Caso sua empresa não crie uma cultura organizacional capaz de manter todos os funcionários motivados, ela, muito provavelmente, estará fadada ao fracasso. Desmotivação de colaboradores geram o aumento da competitividade entre eles de uma forma ruim, fazendo com que as pessoas busquem outros locais de trabalho. Com isso, acarreta-se uma maior rotatividade à sua empresa, tendo como principal consequência clientes fiéis abandonados, vendas caindo e trabalho para preencher vagas. Com isso, percebe-se a importância de uma cultura organizacional efetiva.

Você gostaria que seus colaboradores quisessem ajudar sua empresa a crescer? Se a resposta for sim, então você precisa de uma cultura organizacional forte.

Para criar essa cultura organizacional forte é necessário que os líderes direcionam o time e mantenham a equipe atualizada sobre tudo que está acontecendo, para que os funcionários se sintam parte da história da empresa e sejam reconhecidos como importantes e necessários.

 

Por Marianne Lage

 


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