CRM: ferramenta para fidelização dos clientes

Entende-se por CRM (Customer Relationship Management) a Gestão do Relacionamento com o Cliente. O termo faz referência a um conjunto de práticas focadas no gerenciamento e nas interações dos clientes, sejam eles de pequenas ou grandes empresas.

Geralmente estes sistemas armazenam informações relevantes de atuais e potenciais clientes como nome, endereço, e-mail, e número de telefone, além de reunir e integrar todos os dados relevantes para o seu negócio desde um histórico de comportamentos e preferências de compras na empresa até mensagens enviadas e visitas ao site. Com essas informações, você consegue automatizar as tarefas e economizar tempo, antecipando as necessidades e desejos dos seus consumidores, aumentando as vendas do seu negócio e proporcionando uma maior assertividade nas campanhas de captação de novos clientes e nas negociações. Ou seja, com o uso de algum sistema de CRM na sua empresa você terá um banco de dados completo e personalizado para cada cliente em um único local, já que os softwares simplificam processos e conectam os funcionários da empresa devido ao compartilhamento das informações por todos da equipe.

O CRM tem impacto direto nas estratégias de marketing, vendas, suporte e vários outros setores do negócio, já que todos são afetados pela relação com os clientes. Hoje em dia, fidelizar um cliente é muito mais barato do que conquistar um novo. Se alguém consumir um produto ou serviço da empresa, é preciso conquistar essa pessoa para mantê-la como cliente, e o CRM é a ferramenta ideal para isso, afinal, hoje não há venda sem relacionamento. Através do CRM é possível conquistar a satisfação total do consumidor, antever necessidades e desejos, construindo um melhor direcionamento de produtos e/ou serviços da sua empresa para esses clientes atuais e para possíveis clientes.

 

Mas como funciona um sistema de CRM?

De forma mais generalizada (pois cada sistema possui suas particularidades), os sistemas irão cadastrar os seus clientes e registrar informações relevantes ao negócio, além disso o próprio sistema organiza dados e os apresenta na ferramenta. Outro ponto importante dos sistemas de CRM é a geração de relatórios automáticos, mostrando as conversões realizadas a partir das estratégias traçadas. Ou seja, esses softwares permitem que você acompanhe e analise o desempenho das negociações de forma simples e rápida, identificando falhas e oportunidades a partir da centralização de dados fundamentais para o planejamento estratégico dos setores.

Os sistemas de CRM mais utilizados pelas empresas são: Pipedrive, Hubspot CRM, Salesforce, Agendor, RD Station CRM, Moskit. Mas antes de adquirir algum sistema de CRM é essencial que você enquanto gestor, saiba que existem diversas plataformas que podem ser adequadas ou não para o seu negócio. Se a sua empresa for de grande porte, existem softwares mais complexos capazes de integrar dados com maior necessidade de personalização, mas se sua empresa for pequena você pode optar por um sistema mais barato e simples que atenda às suas necessidades. 

Diante de todas as informações expostas, fica claro que adotar um sistema de CRM é de fundamental importância para o relacionamento com os seus clientes e a fidelização dos mesmos, o que irá contribuir para o sucesso da sua empresa.

  • Por Brenda Leal

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