4 Passos que você deve seguir para reduzir os gastos de sua empresa e torná-la mais lucrativa

 

Tornar seu negócio mais lucrativo é o objetivo de todo empreendedor. Aumentar a renda é essencial para todas as empresas, principalmente para as Startups e as de pequeno porte, que necessitam de um maior investimento para que possam se consolidar e ganhar destaque em relação às grandes empresas já estabilizadas no mercado. Por isso, encontrar maneiras de aumentar o faturamento é fundamental para o desenvolvimento desses empreendimentos.

O lucro é a diferença entre a receita (valor obtido através das vendas) e os gastos gerais de uma empresa. Somente o aumento das vendas pode não ser suficiente para obter melhores resultados. Então, uma maneira eficaz de aumentar o lucro pode ser através da redução de gastos, fazendo com que o dinheiro “extra” possa ser transformado em renda, ou até convertido em investimentos, a fim de potencializar o crescimento da sua empresa.

A seguir, listaremos as principais etapas necessárias para você reduzir os custos do seu negócio:

 

1. TABULE SEUS GASTOS

A tabulação de gastos consiste em tabular e organizar todos os gastos da empresa, dividindo-os em custos (gastos essenciais ao funcionamento da empresa), despesas (gastos não essenciais), investimentos (capital utilizando visando o aumento de ganhos pela empresa), perdas (valores despendidos em eventos ocasionais e anormais) e desperdícios, a fim de facilitar a leitura e análise destes dados. Com uma correta diferenciação entre esses gastos, se torna possível, por exemplo, contabilizar o valor de cada produto produzido e/ou vendido, sendo esta informação essencial para saber se a empresa está tendo lucro ou prejuízo.

 

2. ANALISE SEUS GASTOS

Após a tabulação de todos os gastos da empresa, é fundamental a análise desses dados, a fim de verificar a existência de custos muito elevados e eliminar gastos desnecessários.

Com essas informações, é possível identificar quais os maiores gastos da empresa, para que estes possam ser renegociados, a fim de aumentar o lucro no fim do mês.

Gastos excessivos com internet, telefone e desperdício de matérias, como papel, podem parecer insignificantes, mas, caso sejam remanejados, resultam em uma significativa economia em longo prazo.

A análise de gastos é essencial para a redução eficaz de custos e, consequentemente, crescimento do faturamento. Portanto, é recomendado que esse estudo ocorra periodicamente. A depender do tamanho e porte da empresa em questão, essa análise pode ser necessária somente uma vez ao ano ou até mesmo mensalmente.

 

3. REALIZE ORÇAMENTOS

Um orçamento consiste em projetar os ganhos, gastos e investimentos de uma empresa, para que sejam traçados metas e objetivos, a fim de atingir o que foi determinado. Dessa forma, é possível tomar as melhores decisões para a empresa, evitando a ocorrência de gastos não planejados.

Além disso, possibilita a tomada de ações corretivas ou preventivas, caso os resultados não se assemelham ao que foi previamente definido, a fim de chegar ao objetivo final no prazo estipulado.

Uma das formas de realizar essa projeção e acompanhamento é através da nossa ferramenta, desenvolvida para auxiliar na construção de um planejamento orçamentário.

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4. DESENVOLVA ESTRATÉGIAS PARA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS

É essencial desenvolver metas e planos de ação para alcançar os objetivos definidos no orçamento. Um fator fundamental para desenvolver boas metas é tentar equilibrar ousadia e flexibilidade. Impor metas “impossíveis” de serem executadas faz com que sua não concretização resulte em frustração e desmotivação para todos os indivíduos envolvidos. Por isso, propor metas alcançáveis é essencial para que os objetivos traçados sejam auferidos.

  Seguindo essas etapas, será possível reduzir significativamente os gastos da empresa e consequentemente aumentar sua renda, além de permitir que você tenha um maior controle sobre o financeiro, se tornando capaz de tomar as melhores decisões para o futuro de seu negócio.

 

Por Maria Clara Pierre

 


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