Clima Organizacional: O que é e a importância de medir.

 

Em diversos momentos durante a nossa vida profissional nos deparamos com situações onde há uma certa tensão na empresa em que lideramos ou trabalhamos, tensão esta que pode resultar da sensação de trabalho não reconhecido, falta de comunicação entre os funcionários, estabelecimento de metas inalcançáveis dentre outros fatores. Este “clima pesado” impacta diretamente nos resultados pretendidos pela organização, pois afeta o desempenho das funções individuais.

O Professor Idalberto Chiavenato, define o clima organizacional como, “o conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente, pelos indivíduos que vivem e trabalham nesse ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas”. O conjunto de sentimentos vividos pelos funcionários e suas consequências no ambiente de trabalho, compõe o que se define como clima organizacional.

Mas afinal, quais os impactos do clima organizacional na minha empresa?

Muitas vezes, na busca por resultados como aumentar vendas ou diminuir custos, um ativo hoje reconhecido como o mais importante das organizações muitas vezes não recebe a devida atenção: o capital humano. Por conta disso, podemos citar alguns efeitos negativos da falta de acompanhamento dos colaboradores:

 

. Dificuldade na retenção de talentos, insatisfeitos com a empresa;

. Falta de engajamento nos objetivos da organização;

. Maior incidência de faltas/atestados médicos;

. Diminuição da criatividade;

. Maior taxa de desperdício de materiais;

. Não cumprimento de metas individuais.

 

A falta de acompanhamento do desempenho pode terminar por inviabilizar completamente um negócio e por isso é preciso estar atento!

Sabendo da sua importância, como medir de forma assertiva o clima na sua organização?

É a partir de agora que entra em ação uma importante ferramenta utilizada pela grande maioria das empresas de maior destaque a nível mundial, a pesquisa de clima organizacional. Esta pesquisa tem como objetivo analisar diversos fatores que visam uma maior compreensão acerca da realidade interna da empresa de modo que seja possível identificar os problemas e corrigi-los.

Através dessa ferramenta é possível mensurar o nível de satisfação dos colaboradores com relação a empresa, se os relacionamentos e comunicação na empresa ocorrem de forma fluída, quais os principais fatores de motivação/desmotivação dos funcionários, avaliação dos funcionários com relação aos seus superiores, se há um alinhamento com a dimensão estratégica da empresa, e outros indicadores que podem ser estipulados no momento da definição do que pretende ser extraído com a aplicação da pesquisa.

Com um melhor acompanhamento do clima organizacional será possível tomar medidas que tratarão resultados extremamente positivos, podemos citar como exemplo:

 

. Uma maior atração e retenção de talentos;

. Melhor entendimento dos problemas internos;

. Aumento da produtividade;

. Melhora na comunicação Interna.

 

De fato, trata-se da possibilidade de se ter um “Raio-x” da empresa.

Sabendo disso, não perca tempo passe a partir de agora acompanhar de perto o clima organizacional da sua empresa, entendendo que ao fazê-lo estará protegendo o seu ativo mais valioso: os colaboradores.

 

Por Rafael Pires

 


O QUE ACHOU DO ARTIGO?

Deixe suas dúvidas nos comentários ou entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo! Você também pode agendar um diagnóstico gratuito clicando aqui ou entrando em contato através do telefone (71) 3273-8508.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresça seu Negócio com Nossos Materiais

Em um mundo cada vez mais digital e exponencial, estar conectado a todas as tendências de gestão é um imenso desafio. Mas, existem opções confiáveis e a Primus Consultoria é uma delas.
Deixe seu e-mail e esteja sempre atualizado.