Entenda como projetar cenários financeiros para sua empresa!

Se você procura uma ferramenta de gestão que te proporcione antecipar oportunidades para o crescimento do seu negócio e que te permita um maior controle das suas finanças, você acabou de encontrar! Esta é uma ferramenta de suma importância, que te coloca um passo à frente dos seus concorrentes e que todo gestor empresarial deveria usar.

 

MAS AFINAL, O QUE É A PROJEÇÃO DE CENÁRIOS FINANCEIROS?

 A projeção de cenários financeiros consiste na projeção de receitas e despesas futuras, onde a base histórica, dados internos e o comportamento do mercado atuante são levados em consideração na hora da confecção. No cenário atual em que o Brasil se encontra, o uso desta ferramenta torna-se imprescindível para que o tomador de decisão tenha um maior controle da saúde financeira de sua empresa e antecipe possíveis déficits e superávits que a mesma possa se deparar posteriormente.

 

TIPOS DE PROJEÇÕES DE CENÁRIOS FINANCEIROS E SEUS BENEFÍCIOS:

 As projeções se dividem em três tipos, que levam consigo três pilares: detalhamento, precisão e prazo. Estes fatores mantem sua essência, mas possuem características diferentes a depender do tipo de projeção escolhida, são elas:

  • CURTO PRAZO

É produzida para o período de doze meses e deve ser revisada mensalmente para garantir a taxa mínima de erros e para manter a sua eficácia, além de proporcionar melhorias como:

  • Melhor gerenciamento do fluxo de caixa;
  • Organizar ações e distribuir recursos;
  • Monitorar métricas;
  • Negociar com clientes e fornecedores;
  • Prestar contas para acionistas e colaboradores.

 

  • MÉDIO PRAZO

Nesta, a projeção é feita para três anos e deve ser revisada por semestre. Ela permite um melhor acompanhamento do crescimento da empresa e como a mesma vem executando o seu plano de negócios e traz outros benefícios como:

  • Calcular a necessidade de capital;
  • Mostrar o racional de crescimento da empresa;
  • Validar a maturidade e a experiência da equipe;
  • Criar planos de cargos, salários e remunerações variáveis.

 

  • LONGO PRAZO

Aqui, a projeção é feita para cinco anos e deve ser revisada ao final de cada ano ou quando a empresa for realizar um grande investimento. Ela é fundamental para a empresa ter ciência do crescimento da mesma e compará-la com o mercado, além de permitir:

  • Mostrar o potencial de crescimento da empresa;
  • Calcular o da empresa;
  • Planejar e revisar a estratégia;
  • Analisar cenários e apoiar a tomada de decisão;
  • Negociar com investidores.

COMO ELABORAR AS PROJEÇÕES DE CENÁRIOS FINANCEIROS?

  1. ELABORE UMA PREVISÃO DE RECEITAS E DESPESAS

Utilize a sua base histórica e a média atual de vendas para ter uma previsão de como poderá ser sua receita no prazo escolhido.

Faça o mesmo para as despesas, onde a base histórica também será de fundamental importância, não se esquecendo de separar as despesas fixas das variáveis.

Vale usar o comportamento do mercado onde você atua para ter resultados mais precisos, principalmente se não existir uma base histórica bem definida.

  1. FAÇA A PROJEÇÃO DO SEU FLUXO DE CAIXA

Realize seu fluxo de caixa somando todas as receitas e diminuindo as despesas que entram e saem do caixa da sua empresa. Para projetar as dos meses seguintes, utilize sua base histórica e os fluxos de caixa dos meses anteriores ou do mês em curso como base para esta projeção.

É importante também usar as entradas e saídas de caixa que já estão planejadas, para obter dados mais assertivos.

  1. VERIFIQUE A SUA NECESSIDADE DE INVESTIMENTO/CAPITAL DE GIRO

Com base nos resultados obtidos por meio das suas projeções do fluxo de caixa, analise o quanto de investimento/recursos financeiros sua empresa irá precisar para manter as operações em andamento, ou seja, capital de giro.

Desta forma, você irá antecipar oportunidades e ameaças que poderá enfrentar mais à frente no seu negócio.

  1. PROJETE CENÁRIOS EM CIMA DOS RESULTADOS

A partir dos resultados obtidos nas previsões de receitas, despesas e nos fluxos de caixa, é necessário a projeção dos cenários pessimista, realista e otimista.

Para o pessimista, pesquise sobre possíveis situações complexas para o seu segmento de mercado, como por exemplo aumento do IPCA (inflação) ou situações financeiras difíceis que sua empresa já enfrentou, como aumento nas mercadorias dos fornecedores, meses em que a sazonalidade é muito baixa, dentre outros fatores que influenciaram negativamente. A alteração dos dados da projeção é feita com base nos fatores mencionados acima.

Para o realista, basta realizar a projeção com os dados mais assertivos possíveis e com uma taxa mínimas de erros, para que, como o próprio nome sugere, seja o mais próximo da realidade.

Para o otimista, é necessário pesquisar sobre cenários excelentes que já ocorreram para o ramo de negócio, como por exemplo, investimentos que o governo já realizou para o seu segmento de mercado, meses em que a sazonalidade de vendas aumentou e que o preço das mercadorias, por parte dos fornecedores, diminuiu.

  1. APLIQUE INDICADORES FINANCEIROS

Para agilizar a sua análise, você pode aplicar indicadores financeiros como o ponto de equilíbrio, payback, rentabilidade e lucratividade para obter informações resumidas e dar um suporte para as tomadas de decisões.

POR QUE DEVO FAZER UMA PROJEÇÃO DE CENÁRIOS FINANCEIROS?

Controle, visão a longo prazo e oportunidades de negócio. Esses são alguns dos benefícios que você passa a contar a seu favor e da sua empresa quando você opta por utilizar essa ferramenta.

  • Por Cristiano Suzarte

O QUE ACHOU DO ARTIGO?

Deixe suas dúvidas nos comentários ou entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo! Você também pode agendar um diagnóstico gratuito clicando aqui ou entrando em contato através do telefone (71) 3273-8508.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cresça seu Negócio com Nossos Materiais

Em um mundo cada vez mais digital e exponencial, estar conectado a todas as tendências de gestão é um imenso desafio. Mas, existem opções confiáveis e a Primus Consultoria é uma delas.
Deixe seu e-mail e esteja sempre atualizado.