Branding: Conheça de que forma gerenciar sua marca

Conquistar um público demanda muito esforço e dedicação em todas as áreas da empresa. Em uma realidade onde a competição é presente, faz-se necessário a utilização de diversas estratégias para conquistar consumidores.
Um forte aliado das empresas é o reconhecimento e presença que a marca possui na mente do cliente. Para isso acontecer, são necessárias algumas ações e estratégias, principalmente, do setor de marketing. Alguns gestores não compreendem a importância das ações de marketing para aumentar as vendas, e isso pode prejudicar a empresa.
Por esse motivo, iremos abordar nesse texto, uma estratégia para criar um vínculo com o consumidor, a fim de trazer reconhecimento e faturamento para sua empresa.

O que é?

Branding é uma derivação da palavra brand, que significa “marca” em inglês. Consiste em ações para elaborar uma estratégia de gerenciamento de uma marca, por meio da criação da identidade da empresa, utilizando elementos visuais e que a represente.
Os resultados desse método exigem planejamento e paciência, pois eles aparecem a médio e longo prazo. Porém, é essencial investir no Branding para conseguir criar vínculos com o público consumidor e dessa forma fazer seu negócio crescer, sendo reconhecido no mercado.
Para possuir presença na mente do público, é necessário criar uma conexão com ele. Assim, o branding tem a função de gerir uma marca, para obter uma forte influência no mercado, ser facilmente reconhecido e fazer com que o público se identifique com o que ela representa.
A criação da marca vai muito além do que apenas uma logo. Ela simboliza a identidade da empresa, seus valores e seu propósito. Por esse motivo, o branding é extremamente essencial dentro de um negócio, a gestão eficaz da marca faz com que o público enxergue o que ela deseja passar, e se sinta acolhido pela empresa.

Qual a diferença entre branding e posicionamento de marca?

Apesar de muito similares, o branding e o posicionamento de marca não são a mesma coisa. O branding é a gestão de uma marca através de diversas ações, podendo possuir diferentes objetivos. Já o posicionamento, é uma das técnicas do branding, e refere-se a imagem da empresa perante o público.

Como implementar?

Para criar uma marca com forte identidade, algumas ações são fundamentais a serem executadas. Veja abaixo etapas importantes para sua marca garanta relevância no mercado
• Construção da marca – Deve ser a primeira etapa a ser realizada, pois é aqui que você estabelece todos os aspectos que iram representar a empresa. Identidade visual, posicionamento, propósito e valores são elementos a serem definidos, levando em consideração que o público irá reconhecer a empresa por isto. A escolha de cores, logos, tipografia, linguagem, conteúdo e canais de comunicação deve ser feita com cautela, já que essas particularidades servirão de referência para o público identificar sua marca.
• Redes sociais – A mídia tem um poder muito forte atualmente, então é necessário utilizá-la de forma estratégica para divulgar o conceito da marca definida, como por exemplo destacar a logo, demonstrar o posicionamento, interagir com os usuários, entre outros. Juntamente a isso, a oferta de conteúdos ricos por meios das redes sociais se faz muito presente no mercado atual, já que é através deles que o cliente pode perceber que suas necessidades serão sanadas.
• Endomarketing – É indispensável utilizar o endomarketing para reforçar os valores que a empresa possui, já que eles têm de fazer sentido para os colaboradores. Dessa forma, eles iram propagar a imagem que a marca realmente deseja passar.
• Local de venda – Sendo físico e/ou virtual, o ambiente em que você oferta seu produto/serviço precisa transparecer o significado da sua marca, as cores, a linguagem e o posicionamento estabelecido.

Cases de sucesso:

A Red Bull é um grande sucesso quando falamos de branding. As cores são extremamente representativas, tem um grande reconhecimento no mercado, pelo produto em si e suas propagandas, chamando atenção para o slogan “te dá asas”. A Red Bull vende além de bebidas, experiências para o consumidor.
A Apple é reconhecida no mundo todo por sua qualidade e seu design descolado. A maçãzinha conquistou o público que defende a marca com todas as forças. Seus clientes são muito fiéis, eles se sentem parte da empresa e estão sempre atrás das inovações da empresa.

Conclusão:

O branding pode ser utilizado para diversas finalidades, como se conectar com o público e aumentar as vendas. Para isso, é importante ter uma marca forte e consolidada no mercado. Essa estratégia normalmente origina defensores da marca, e isso ocorre por conta de um diferencial que a empresa oferta para seu público. Portanto, o investimento nela é indispensável para sua marca.

  • Por Rafaela Cucco

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