BRANDING INTERNO: Entenda a importância de uma marca bem definida nos dias atuais

No contexto atual em que vivemos, o fortalecimento de relações internas é de extrema importância em uma empresa, já que muitos colaboradores estão trabalhando remotamente em suas casas. Antes de transmitir para os clientes o que a marca representa, é necessário fazer isso internamente, uma vez que os funcionários são responsáveis pelos resultados e sucesso do negócio. Para isso acontecer, é fundamental investir em técnicas do marketing para ter bem definida a identidade da marca diante dos trabalhadores da sua empresa.

O Endobranding, ou branding interno, é uma estratégia utilizada a fim de difundir a imagem da empresa internamente. Dessa forma, é feito um alinhamento cultural com todos da organização. A missão, visão e valores devem ser propagados de forma clara e eficiente, para que os funcionários tenham acesso aos objetivos traçados e compreendam o que a empresa deseja difundir, interna e externamente.  Isso deve acontecer com intuito de aproximar as pessoas e melhorar a produtividade e qualidade de vida no trabalho, visto que os colaboradores estarão estimulados e motivados a difundir os princípios da marca.

Dicas para implementar o Endobranding:

O primeiro passo é conhecer o público que trabalha na sua empresa, analisar características e personalidades, o que levou a pessoa a escolher este emprego. Dessa forma, você se colocará no lugar dos colaboradores e entenderá o que eles pensam a respeito da empresa, assim, eles saberão que são reconhecidos diante da organização.

Após isso, você irá comunicar a identidade, os valores e propósito da marca. Isso deve ser feito de forma clara, para que não haja erro na interpretação dos funcionários e para que eles se conectem com a marca. É interessante que essas informações façam parte do dia-a-dia dentro da empresa, espalhando-as no ambiente de trabalho de forma lúdica e interativa. Por exemplo: pode-se expor um quadro com os valores da empresa, no qual os colaboradores possam escrever o que cada um significa para eles, reforçando o propósito estabelecido.

Além disso, pode-se oferecer cursos e treinamentos, com intuito de desenvolver seus trabalhadores; fazer pesquisa de satisfação recorrentemente; aplicar ações de endomarketing, com intenção de aumentar a interação e fortificar os valores, entre outros. Ademais, a transparência é essencial para que haja confiança no ambiente de trabalho.

Case do Google:

O maior exemplo de uma boa estratégia de Endobranding é o Google. Este é o sonho de emprego ideal para milhares de pessoas. Tudo isso por conta da percepção que funcionários e clientes possuem da marca. A empresa é reconhecida pela motivação e flexibilidade que oferece à seus colaboradores. Além disso, eles possuem liberdade para compartilhar suas ideias, conseguem se desenvolver internamente, são incentivados a ler e enfrentar desafios diariamente. Juntamente a isso, o ambiente de trabalho é favorável à criatividade e produtividade, prezando sempre pelo respeito ao próximo. Dessa forma, a empresa estimula a colaboração entre colegas e o desejo de mudar o mundo, despertando o senso de empreendedorismo e inovação.

 

Podemos concluir então que o branding interno possibilita que haja uma visão compartilhada do negócio, criando um senso de pertencimento nos colaboradores. Na situação atual, é crucial que eles entendam e acreditem na marca, para que ela não perca força e a identidade definida. Lembre-se que você deve trabalhar com pessoas que queiram fazer parte da empresa, pois irão se tornaram os maiores promotores da sua marca, já que haverá uma conexão com o propósito dela.

  • Por Rafaela Cucco

 


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