5 passos para aumentar o número de clientes da sua empresa

A conquista de novos clientes é o principal objetivo das empresas visto que, através disso, a empresa consegue gerar caixa, pagar suas contas e, principalmente, manter a sustentabilidade do negócio e entregar valor ao mercado. Para implementar a estratégia de prospecção é necessário ter bem definidas as funções de cada área da empresa e quem vai executá-las, como será desenvolvido no texto abaixo, que descreve o que significa e como fazer.

Existem dois meios para prospectar clientes: o cold calling e o cold mailling. É importante lembrar que, antes de entrar em contato com o cliente, é sempre bom ter conhecimento sobre ele. Logo, é fundamental pesquisar sobre o negócio, seu histórico, promoções, vendas, etc.

Esses métodos consistem em entrar em contato com um potencial cliente sem nunca ter feito contato antes, através de uma ligação ou e-mail. É sempre bom lembrar que técnicas de abordagens são bem-vindas para convencer de que sua empresa pode ajudar aquele cliente de alguma forma.

Além disso: o tom de voz, velocidade da fala, conteúdo presente na conversa e personalização do e-mail são pontos importantes, para mostrar que você tem propriedade para falar do assunto e tem interesse naquele cliente para trazer as melhores soluções.

Algumas estratégias são essenciais para que você prospecte novos clientes:

 

1. SAIBA QUEM É SEU PÚBLICO ALVO

Defina bem seu produto e o que você quer oferecer! A partir disso, procure potencias clientes, que são aqueles que precisam ou podem precisar do que você oferece. Os departamentos selecionados para fazer isso, geralmente, são marketing e comercial, que precisam ter estratégias boas e processos bem estruturados para conseguir identificar esses clientes e só depois conseguir prospecta-los. Dessa forma, é possível construir uma rede com os melhores leads.

 

2. COMUNICAÇÃO DIGITAL

Hoje em dia a tecnologia está presente em tudo e por isso é extremamente importante manter as redes sociais atualizadas, pois elas também podem um grande meio para prospectar clientes. Logo, é sempre bom manter as publicações atuais, divulgar a empresa e deixar links para o site, blog, etc. Além disso, manter o site com novas informações, seja de novos projetos, parcerias, conteúdos, e-books.

 

3. CONHEÇA SEU CLIENTE

Antes de fazer o primeiro contato, procure conhecer seu cliente! É interessante ter informações suficientes, como o tempo de mercado, nome, vendas, locais, etc. Além disso, se mostre interessado, curioso, faça perguntas, deixe o cliente falar, “entre na conversa’’, assim o cliente vai se sentir importante e perceber que você está realmente interessado nele. Uma pesquisa de mercado pode ser muito útil para colher informações mais detalhadas.

 

4. REALIZE UM PRÉ-DIAGNÓSTICO

Antes de iniciar as ligações ou enviar e-mails, é importante saber se aquele cliente é de fato um potencial para sua empresa, além de saber, após o contato zero, se você tem condições de resolver o problema dele. Analisar se sua solução pode trazer benefícios é de suma importância, pois, ao fim do projeto, é seu nome que estará sendo avaliado, seu valor de mercado que será julgado.

 

5. ESTABELEÇA UM RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Após o primeiro contato, deixe sempre agendado o próximo passo, seja uma reunião, outra ligação ou a próxima etapa do fluxo de negociação, para que aquele cliente não se esqueça de você ou tenha uma impressão de que ele não é importante. Dessa forma, a chance de converter o contato aumenta e o processo se torna mais efetivo.

Seguindo o passo a passo, você conseguirá ter sucesso para conseguir prospectar clientes e melhorar os resultados da sua empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

 

Por Gustavo Napoli

 


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