5 ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA ALAVANCAR SUAS VENDAS

Por Vinicius Luis

 

Para alavancar as vendas de uma empresa, independente do seu tamanho, é necessário que ela possua clientes para comprar os seus produtos ou serviços. Para tornar esse ganho constante, é imprescindível investir em ações de marketing para favorecer a percepção sobre a marca e despertar o interesse em adquirir o que está sendo oferecido.

Conheça agora 5 estratégias de marketing que com certeza irão alavancar as vendas da sua empresa:

 

1. Conheça seu mercado

Uma vez que você não conhece o mercado no qual sua empresa atua, inconscientemente você estará fechando os olhos para as oportunidades e abrindo a porta para as ameaças.

Por isso você deve não só conhecer, mas entender os fatores do mercado que cercam a sua empresa e que não podem ser controlados. Sejam os fatores mais distantes, como os econômicos, sociais, políticos, ambientais e tecnológicos quanto os mais próximos, que são os concorrentes, intermediários, clientes e fornecedores. Compreender estes aspectos fará com que o gestor esteja preparado para agir no seu mercado de atuação.

 

2. Entenda seu público

Entender o seu público-alvo é um dos grandes diferenciais para uma empresa ter mais sucesso nas vendas de seus produtos ou serviços. Este fator muitas vezes é deixado de lado quando uma campanha de marketing vai ser realizada. Quando você não tem esse entendimento, a abordagem com o seu cliente deixa de ser personalizada e passa a ser mais geral, além de muitas vezes não atingir as expectativas e as necessidades do público.

Por isso, trabalhar um marketing segmentado, em vez de um mais abrangente (sem público definido), pode ser um grande diferencial competitivo para as empresas que possuem muitos concorrentes em seu mercado. Se você ainda não sabe a importância de segmentar o seu mercado, clique aqui.

 

3. Fidelize seus clientes 

Um dos maiores erros nas campanhas de marketing é a busca imparável por novos clientes e o abandono por completo daqueles que já compraram na empresa. De acordo com Philip Kotler, uma grande referência quando se fala de marketing, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual. Por isso, focar em ações destinadas a fidelizar os clientes que já compraram em seu negócio pode render ainda mais vendas.

Para ter-se uma campanha de sucesso voltada para esse público, é fundamental entender o comportamento e os hábitos dele e direcionar os esforços em busca de mais conversões. Isso pode ser realizado através de promoções exclusivas, contato através do e-mail, interações personalizadas, resumindo, estruturando um CRM (Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente) efetivo para sua empresa.

 

4. Estruture suas redes sociais 

Se você ainda não usa bem as redes sociais na empresa, está na hora de repensar e rever isso o quanto antes. Essa pode ser uma das formas mais baratas e eficientes para desenvolver suas estratégias de marketing digital. Através do Facebook, Instagram, Linkedin, entre outras, você pode se relacionar  de diferentes formas com o seu cliente.

Mas para conquista-los não basta apenas colocar-se “a venda”, é preciso fazer relações, agregar valor e se mostrar uma autoridade. O principal objetivo é estimulá-lo a interagir com os conteúdos da página. Assim, você estará gerando mais confiança para ele comprar com você.

 

5. Utilize do e-mail marketing 

Por mais que pensem que o e-mail está caindo no desuso e esta estratégia pode não ser efetiva, ela funciona muito bem e possui um custo relativamente pequeno. O e-mail marketing é ótimo meio para manter uma relação com os potenciais consumidores que possuem interesse em seu negócio, para conseguir mais vendas e para atingir muitas pessoas de uma vez. Mas sempre vale o alerta: nada de spam, ou seja, as pessoas precisam consentir em receber sua comunicação e fornecerem o seu endereço de e-mail.

 


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