O PAPEL DO MARKETING NA ALAVANCAGEM DOS NEGÓCIOS

Por Charlotte Lingerfelt

 

O que é marketing? Philip Kotler, um dos grandes escritores e referência se tratando deste assunto, citou em seu livro “Marketing de A a Z”:

“Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente”.

Portanto, o objetivo do marketing é agregar valor as marcas/produtos/serviços para um determinado público. Esse objetivo é atingido através de técnicas e estratégias, além de um bom estudo sobre o cenário de atuação. Um empresário deve estar sempre atento ao mercado. Desse modo, é possível perceber essas mudanças, e, mais importante ainda, prever as transformações.

Em um cenário de crise, é preciso entender que as oportunidades estão presentes, mesmo em momentos difíceis. Nos próximos parágrafos, serão dados alguns exemplos de grandes empresas e como estas agiram ou estão agindo perante à mudança no mercado, desde momentos de crise e concorrência acirrada, até a criação das próprias oportunidades de desenvolvimento.


SWATCH

Em 1970, o mercado suíço de relógios estava sendo ameaçado pelos japoneses, chineses e coreanos, que ofereciam relógios digitais extremamente baratos. Frente a queda da posição da Suíça no mercado mundial, duas grandes empresas do ramo se aliaram: a General Companny os Swiss Watchmaking e a Societé Suisse pour l’Industrie Horlogère.

Após se unirem, tomaram algumas medidas para tentar se reestabelecer no mercado: automatizaram a linha de produção que anteriormente durava até três meses; reduziram o número de componentes em cada relógio; e trocaram o material utilizado na pulseira do relógio, de aço para plástico. Optaram ainda, por manter a fabricação de relógios analógicos, não seguindo os modelos digitais dos japoneses.

No entanto, estas ações ainda eram insuficientes para confrontar seus concorrentes, que poderiam diminuir ainda mais o preço. Os suíços chegaram à conclusão de que necessitavam reinventar o negócio de relógios. Surgiu então a ideia de tornar o relógio um artigo de moda, lançando novos modelos a cada estação. Estudando o segmento, foi identificado que havia espaço no mercado para essa mudança.

A primeira coleção lançada em 1983 pela marca Swiss Watch, ou somente Swatch, chamou a atenção dos jovens por seus diferentes modelos e diferentes cores. Foram apresentadas diversas linhas diferentes, como linhas de esporte, clássica, de arte, podendo até se inspirar em acontecimentos importantes, como a passagem do cometa Halley, em 1986. Essas ações de marketing fizeram com que a Suíça conseguisse recuperar sua posição de liderança mundial no segmento.

 

NATURA

A importância de oferecer um diferencial para os clientes é nítida neste exemplo da Natura. Todo empresário deve buscar reinventar seu negócio constantemente, especialmente quando a concorrência for alta. Existem diversas lojas de cosméticos, e a Natura percebeu que nenhuma delas disponibilizava uma consultoria. A consultoria se tornou uma atração para a loja.

Percebendo o crescimento, a empresa pensou ainda em realizar a consultoria em domicílio. Com essa ideia, a Natura não teria gastos com estabelecimentos, o que requer menos investimentos. O negócio começou a prosperar e cada vez mais consultoras estão aderindo. À vista disso, hoje já são mais de 350 mil consultores da Natura pelo Brasil, conquistando o mercado e deixando a sua marca.

 

HAAGEN-DAZS

Algumas oportunidades, como, mudar o posicionamento e perceber as necessidades dos clientes, podem não estar tão explícitas. Por exemplo, nem sempre é possível oferecer um diferencial para o cliente de forma clara, o sorvete Haagen-Dazs, pode ser citado como referência, o mesmo era considerado “o sorvete mais gostoso” até 1960 nos Estados Unidos. Quando os anos 60 chegou, as pessoas ao descobrirem que o sorvete não era dinamarquês (considerado o melhor na época) passaram a dizer que não gostavam. Muitas marcas de sorvete de qualidade, em que antes prosperavam, acabaram sucumbindo e se tornando vítimas dessa mudança no mercado.

No entanto, percebendo a mudança, a sorveteria trocou de nome e escolheu um que soava escandinavo, e assim, o nome Haagen-Dazs surgiu. Dessa forma, é possível perceber como os sócios do negócio observaram a oportunidade que tinham para se sobressair no mercado perante os seus concorrentes. A sorveteria já possuía a qualidade e o sabor, a mudança no nome era o que faltava para que o negócio conseguisse voltar ao mercado como um dos melhores sorvetes. Atualmente, o sorvete continua sendo muito bem visto e é líder no mercado.

 

TÁXI

Atualmente o segmento de táxis está tentando se reposicionar no mercado, visto que com a entrada do Uber, os taxistas começaram a perceber que o concorrente estava tomando seus clientes. O Uber é um aplicativo que oferece uma carona paga, ou seja, acaba disponibilizando o mesmo serviço que os taxis, porém, com um preço muito mais baixo que as companhias de táxis. Além disso, eles procuram fazer com que a corrida seja uma experiência diferente, disponibilizando doces, água e outras coisas que agreguem para o conforto do passageiro.

Com isso, a quilometragem rodada pelos taxis caiu em até 90% após a inserção do Uber no mercado. Perante esta alta concorrência com o Uber, os taxistas estão tendo de tomar medidas para que possam voltar a ter espaço no mercado de transportes.

Com o intuito de concorrer com a série de diferenciais que o aplicativo oferecia, alguns taxistas se organizaram e começaram a buscar maneiras de inovar o serviço oferecido. Uma dessas medidas de foi a criação de novos aplicativos, como o 99Taxi, Easy Go e o Taxi 10.

Portanto, é nítida a importância de um bom posicionamento para qualquer empresa que procura se destacar no mercado e manter uma relação mais próxima com o seu cliente.

 

KLM AIRLINES

Em 1950, na Holanda, as empresas de aviação estavam realizando uma disputa que se tornava cada vez mais cara. Essa disputa era baseada em oferecer brindes para os passageiros, que teve a prática proibida pelo governo com o atrito causado pelos concorrentes do ramo.

Após a proibição, a KLM Airlines resolveu oferecer um diferencial perante os concorrentes, disponibilizando brindes de forma disfarçada. Os mesmos produziram canecas criativas com uma personalidade holandesa e distribuiu no lugar dos copos, o que permitiu que eles driblassem a lei estabelecida pelo governo. Essa estratégia foi uma forma eficiente de fidelizar os clientes e, até hoje, existem colecionadores dessas canecas.


O marketing proporciona diversas ferramentas, técnicas e estratégias fundamentais para qualquer empresa. Além disso, é possível alcançar uma visão do mercado que ajuda a enxergar e antever as mudanças, assim como as empresas aqui discorridas. A KLM Airlines, Haagen-Dazs, Natura e Swatch perceberam esta transformação e criaram a sua própria oportunidade para driblar os avanços dos concorrentes.

As empresas citadas ganharam destaque ao se reposicionarem no mercado e hoje se encontram como referências nos seguimentos onde atuam. Portanto, não deixe que sua empresa perca a chance de se destacar!

 

Que tal descobrir mais informações sobre o seu cenário de atuação? Descubra como a Primus pode te ajudar!

Comentários

  • Luis

    dezembro 08, 2017

    Bacana.

  • Mauro

    dezembro 30, 2017

    Bacana.

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